30 outubro 2008

Papa a canadenses: liberdade não é valor individual absoluto, mas dom de Deus

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 30 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- O Papa afirmou hoje, em seu discurso à nova embaixadora do Canadá na Santa Sé, Anne Leahy, que a liberdade «não pode ser invocada para justificar certos excessos» que poderão levar a «uma regressão no conceito de ser humano», especialmente em questões como a vida e a família.

É necessária, explicou, uma «redefinição do sentido da liberdade», cada vez mais percebida como «um direito intocável do indivíduo», enquanto se ignora «a importância de suas origens divinas e sua dimensão comunitária».

«Segundo esta interpretação, o indivíduo sozinho poderia decidir e escolher a fisionomia, as características e as finalidades da vida, da morte e do matrimônio», disse o Papa.

Contudo, acrescentou, «a verdadeira liberdade se funda e se desenvolve ultimamente em Deus. É um dom que é possível acolher como um germe e fazer amadurecer de maneira responsável, para enriquecer verdadeiramente a pessoa e a sociedade», e tem como referência «uma lei moral natural de caráter universal, que precede e une todos os direitos e deveres».

O Papa mostrou seu convencimento de que uma cultura de vida, especialmente quanto à defesa da vida e da família, «poderá revitalizar novamente o conjunto da existência canadense pessoal e social. Sei que é possível e que seu país é capaz disso», acrescentou.

Fonte Zenit

Nota: Isto confirma o que foi dito em posts anteriores quanto à liberdade religiosa. Só terá direito à liberdade que estiver aderido ao ecumenismo e ao ecomenismo que terão como ponto de união a Lei Natural (Dez mandamentos católicos) para proteger o planeta e a família, que estão sofrendo as mais severas ameaças pelo homem. Quem não aceitar as imposições da Lei natural serão considerados contra a vida e contra a família, então deles será tirada a liberdade. A preservação da vida tem a haver quanto à preservação do planeta e o bem estar da família que precisa ter tempo para reavivar os laços familiares. BXVI já deixou claro quanto ao Sentido Ecólogico do Domingo que é um bem para o planeta e para a família e consta na lei natural do dez mandamentos católicos. O recado foi dado e nós entendemos, ou melhor, já haviamos entendido e faz algum tempo.