24 outubro 2008

EUROPA: CRISTÃOS E MUÇULMANOS REITERAM VONTADE DE DIALOGAR

Bruxelas, 23 out (RV) - Concluiu-se hoje em Malines, na Bélgica, a conferência européia entre cristãos e muçulmanos, promovido pelo Comitê para as relações com os muçulmanos na Europa da Conferência das Igrejas Européias (KEK) e pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE). O tema em debate foi: "Ser cidadão da Europa e pessoa de fé. Cristãos e muçulmanos como parceiros ativos nas sociedades européias".

Na declaração final, cristãos e muçulmanos reiteraram toda a sua vontade de dialogar e colaborar com o Estado, sem renunciar à própria dimensão religiosa. "Como cristãos e muçulmanos, afirmamos que somos cidadãos e fiéis, e não cidadãos ou fiéis. Acreditamos que o futuro das sociedades européias vai depender em grande parte da nossa vontade como cidadãos e pessoas de fé de preservar e desenvolver as bases culturais e religiosas do continente".

Os líderes religiosos, portanto, condenam o confinamento da religião à esfera pessoal e o pedido de renunciar à própria identidade religiosa por meio, por exemplo, "da proibição de expor símbolos religiosos em público ou o fim das festividades religiosas, com o pretexto de que tudo isso pode ferir a sensibilidade de outros fiéis ou ir contra os princípios de um Estado secular". (BF)

Fonte Rádio Vaticana

Nota: Coro está tomando forma cada vez mais concreta e o caminho a seguir parece inevitável.