02 outubro 2008

Domingos sem supermercados

Acordo entre patrões e empregados prevê mercados fechados
DENI ZOLIN

Para que a medida entre em vigor, falta só o aval do Ministério do Trabalho, o que deve sair ainda hoje

O hábito de sair de casa no domingo para fazer compras no supermercado não deve mais fazer parte da rotina dos santa-marienses, pelo menos até 30 de junho de 2009. É que, até lá, os mercados não irão mais abrir aos domingos. A decisão foi tomada em conjunto pelos sindicatos de patrões e empregados e enviada ontem via Internet ao Ministério do Trabalho, que deve confirmar o acordo ainda hoje.

Esse é mais um capítulo de uma novela polêmica que vinha se prolongando há anos. Na metade dos anos 90, os supermercados começaram a ganhar liminares na Justiça para abrir aos domingos. Logo depois, a lei federal 10.101 permitiu a abertura do comércio varejista os sete dias da semana. Desde então, os comerciários vinham reclamando do fato de trabalhar aos domingos, considerado um dia de descanso e para ficar com a família. O sindicato da categoria lutava para conseguir convencer os donos de supermercados e lojas a voltar atrás, mas nada de fechar as portas aos domingos. Até que agora, os patrões resolveram aprovar a proposta (veja quadro) dos comerciários.

- É uma vitória da categoria. A gente avisou os funcionários dos supermercados, que vibraram com a notícia. O domingo tem de ser um dia para o descanso, para o culto, para o convívio familiar. Além disso, esse acordo vai ser bom para os pequenos comerciantes dos bairros, que poderão abrir nos domingos. Eles também devem ter seu espaço - diz Rogério Reis, presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Santa Maria.

Apesar da aprovação do acordo, entre os supermercados não há consenso. Na assembléia dos empresários, no último final de semana, dois dos 15 representantes presentes votaram contra o fechamento aos domingos. Carrefour e Wal-Mart (dono das bandeiras Big, Nacional e Maxxi) não apoiaram o acordo, mas foram voto vencido. Segundo Gilberto Cremonese, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Santa Maria (Sindigêneros), as redes locais apoiaram a proposta. Apenas a Rede Vivo de Supermercados não estava presente na assembléia que deu o aval para as portas fechadas aos domingos.

- A gente resolveu fazer uma experiência. Vamos ver se os supermercados vão prolongar os horários durante a semana e, principalmente, aos sábados. No ano que vem, faremos uma avaliação para ver se o acordo continua ou não - disse Cremonese, que ressaltou estar falando em nome da categoria, não sendo sua opinião pessoal.

Wal-Mart e Carrefour - Como só falta uma questão burocrática para o acordo valer (a resposta do Ministério do Trabalho), a dúvida é a seguinte: Carrefour e Wal-Mart vão mesmo cumprir o acordo ou entrarão na Justiça para tentar abrir aos domingos mesmo assim? No final da tarde de ontem, ao saber da notícia, o Diário entrou em contato com as assessorias de imprensa dos dois grupos.

O Wal-Mart informou apenas que suas lojas não abrirão neste domingo, até porque é eleição. O grupo afirmou também que o assunto está sendo avaliado internamente, inclusive pelo setor jurídico, mas ainda não há resposta sobre os próximos finais de semana, até 30 de junho. A assessoria do Carrefour não deu uma resposta ontem.

Fonte Diário de Santa Maria

Nota: O coro aclamando pelo Domingo de descanso está aumentando. Brevemente alcançará o mundo. As profecias estão cumprindo-se rapidamente.