15 outubro 2008

Crise financeira pode gerar nova crise alimentar

Apesar de se esperar uma boa colheita de cereais, há 36 países que continuam a precisar de assistência alimentarDepois da crise alimentar, que condenou à fome mais 75 milhões de pessoas além das que já existiam, a crise financeira veio estender mais uma sombra sobre os que já sofriam. Ao receio que estes apertos façam os países doadores refrear os apoios e que o investimento necessário na agricultura estanque, ontem a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) veio alertar que o actual quadro económico pode gerar nova crise alimentar.

Numa declaração feita hoje no Comité da FAO sobre Segurança Alimentar Mundial, o director desta agência, Jacques Diouf, alertou que, apesar de se esperar uma boa colheita de cereais na campanha de 2008, há 36 países que continuam a precisar de assistência alimentar.

Mas sobretudo lembrou que os preços estão a descer, devido a melhores produções mas também ao desaceleramento da economia, o que poderá levar a um desinvestimento nas plantações dos países exportadores. Uma vez que os stocks continuam em baixa, pode haver uma nova subida de preços dos alimentos no próximo ano, alerta Diouf.

“A grande incerteza agora é que a situação nos mercados internacionais e a ameaça de uma recessão leve os países a adoptar medidas proteccionistas e a reavaliar os seus compromissos em relação aos apoios ao desenvolvimento”, disse o director da FAO, citado num comunicado da organização.

Fonte Economia