17 setembro 2008

Vaticano aceita a teoria da evolução

O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, arcebispo Gianfranco Ravasi, disse nesta terça-feira que a teoria da evolução é compatível com a Bíblia e que a Igreja Católica nunca condenou o naturalista Charles Darwin por suas idéias. A declaração foi dada durante anúncio de conferência de cientistas, teólogos e filósofos em Roma, em março de 2009, que celebrará os 150 anos da publicação da obra A Origem das Espécies de Darwin.

O arcebispo também afirmou que a Igreja não planeja fazer pedido de desculpas póstumo a Darwin pela fria recepção de suas idéias há 150 anos. "Devemos abandonar a idéia de emitir pedidos de desculpas como se a história fosse um tribunal eternamente em sessão", disse. Ravasi ressaltou que as teorias de Darwin "nunca foram condenadas pela Igreja Católica nem seu livro havia sido banido".

Em 1950, o papa Pio XII descreveu a teoria da evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano e o papa João Paulo II reiterou a idéia em 1996. A teoria defendida pelo catolicismo é o Criacionismo, na qual Deus criou o mundo em seis dias, como descrito na Bíblia.

Na segunda-feira, o reverendo Malcom Brown, da Igreja Anglicana, disse que a instituição devia desculpas a Darwin pela maneira como suas idéias foram recebidas na Inglaterra

Fonte Veja Online

Nota: Essa de a Teoria da Evolução ser compatível com a Bíblia é brincadeira. Eles se perdem em suas palavras com a intenção ou vergonha de mostrar no que realmente creêm, pois têm medo de serem criticados.