24 setembro 2008

Por Favor, leia Este Artigo

Água, Fogo e Óleo

Introdução

Sonho com o dia em que o Espírito Santo será derramado na vida dos fiéis, pois o Espírito Santo é a única esperança para a Igreja Adventista se reerguer como os ossos secos no vale da visão de Ezequiel 37.

“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser a nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Compete-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção”. E recebereis poder, pág. 283.

1ª Parte – Nossa real situação

Diante da condição atual da igreja é essencial a presença do Espírito Santo.

Poderia deixar te tocar neste assunto, mas não posso, principalmente quando me lembro do diálogo de Cristo com a mulher samaritana: “Vai e chama teu marido” – Cristo disse – “Não tenho marido” – A mulher respondeu – “Bem dissestes: não tenho marido. Pois já tivestes cinco e agora o que tu tens não é teu” – Cristo disse. João 4:16-18.

Jesus queria salvar aquela alma, mas ele sabia que para realizar essa salvação, precisava curar a ferida deixada pelo pecado, por isso ele tocou na ferida. Qualquer ferida para ser sarada, precisa ser tocada.

A Igreja está ferida de adultério, prostituição, pornografia, intemperança (Comem e bebem coisas prejudiciais à saúde), brigas, ódios, mexericos, críticas, invejas, divórcios, estilos de música inadequada, namoros com infiéis, roubos, idolatria, desrespeito para com o sábado e muito mais.
Não podemos mais ficar nos escondendo diante de tantos pecados que acontecem em nosso meio, precisamos atacar o pecado e proteger o pecador.

Para tanto precisamos do Espírito e Poder que existiu em Elias.

“Os que devem preparar o caminho para a segunda vinda de Cristo, são representados pelo fiel Elias, assim como João veio no espírito de Elias, a fim de preparar o caminho para o primeiro advento de Cristo. O grande assunto da reforma deve ser agitado, e a mente do público deve ser estimulada. Temperança em todas as coisas deve estar associada com a mensagem, a fim de fazer voltar o povo de Deus de sua idolatria, glutonaria e extravagância no vestir e em outras coisas”. Conselho Sobre o Regime Alimentar, Pág. 71.

“Há necessidade hoje da voz de severa repreensão, pois graves pecados têm separado de Deus o povo. A infidelidade está depressa tornando-se moda. "Não queremos que Este reine sobre nós" (Luc. 19:14), é a linguagem de milhares. Os sermões macios tão freqüentemente pregados não deixam impressão duradoura; a trombeta não dá um sonido certo. Os homens não são atingidos no coração pelas claras, cortantes verdades da Palavra de Deus. Há muitos professos cristãos que, se expressassem seus reais sentimentos, diriam: Que necessidade há de falar tão claramente? Seria o mesmo que perguntar: Que necessidade havia de João Batista dizer aos fariseus: "Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir?" Luc. 3:7. Que necessidade tinha ele de provocar a ira de Herodias dizendo a Herodes que não lhe era lícito possuir a mulher de seu irmão? O precursor de Cristo perdeu a vida por falar claramente. Por que não podia ele ter prosseguido sem incorrer no desprazer dos que estavam vivendo em pecado? Assim homens que deviam permanecer como fiéis guardiões da lei de Deus têm argumentado, a ponto de a astúcia tomar o lugar da fidelidade, e o pecado ser deixado sem reprovação. Quando será a voz da fiel reprovação ouvida uma vez mais na igreja?” Profetas e Reis, pág. 141, 142. Leiam todo o Capitulo “A Voz de Severa Repreensão” em Profetas e Reis.
Devemos demonstrar amor aos pecadores, mas precisamos odiar o pecado. Jamais poderemos aceitar aquilo que é oferecido por Satanás.

Creio que esta Igreja (Adventista do Sétimo Dia) é a Igreja de Deus. Creio que jamais surgirá outra para ser colocada em seu lugar. Creio que fraca e defeituosa como possa parecer é o único instrumento do amor de Deus nesta Terra, mas também creio que a Igreja está precisando de uma reforma e reavivamento urgente.

2ª Parte - Água

Precisamos sentir sede pelo Reavivamento.

Leroy Edwin Froom comparou bem a sede física com a sede espiritual:

“O soldado ferido no campo de batalha não clama pelo alívio da dor, mas por água, água. O marinheiro tangido pela tempestade, depois de passar dias no seu salva-vidas, não implora comida, mas água, água. O clamor do mártir ao morrer lentamente, não é pelo alívio de sua angústia, mas por água, água. O próprio Cristo exclamou na cruz: ‘Tenho sede’”...

“Nenhuma linguagem pode retratar, nem a imaginação conceber, o desamparo de um homem sem um Salvador. O clamor do coração ferido pelo pecado é por esta água aqui oferecida, a única que pode mitigar a sede da alma. Mas quantas e quantas vezes esse grito de cansaço e angústia é abafado por mil e um artifícios calmantes que tão-somente agravam o problema.” A Vinda do Consolador, pág. 242.

Precisamos entender a real situação em que vivemos. Não quero condenar ninguém, quero apenas abrir os olhos daqueles que desejam enxergar. Precisamos entender que os nossos pecados são prova de que estamos longe de Deus.

Enquanto acharmos que poderemos viver neste mundo sem receber da “água da vida” iremos está apenas enganando a nós mesmos, pior, jamais a receberemos.

Davi quando cometeu adultério pediu: “Lava-me, completamente, da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado”. Esse deve ser o nosso clamor: “Lava-nos Senhor”! Mas precisamos entender uma coisa: jamais poderemos clamar ao Senhor para nos lavar sem primeiro termos a consciência de estarmos sujos.

Davi era o homem segundo o coração de Deus. Você não quer ser um homem e uma mulher segundo o coração de Deus? Então aprenda com Davi.

Todos nós conhecemos a história de Davi e Betseba. Quando adulteraram o profeta Natã foi repreender Davi e ele não relutou, nem tentou desculpar seus erros, não tentou justificar que ela o havia tentando ao tomar banho nua perto do palácio (II Samuel 11:1-3). Não! Ele não fez isso. Ele simplesmente disse: “Pequei contra o Senhor”. II Samuel 13:13. Este é o homem segundo o coração de Deus. Um homem que não tenta desculpar seus erros. Um homem que aceita ser repreendido e busca o perdão. Um homem que, mesmo sendo rei, aceita a repreensão de um simples homem. Um homem que reconhece sua fragilidade e pecado diante da santidade de Deus. É deste tipo de homem que Deus deseja levar para o céu.

O único que pode nos lavar inteiramente é Cristo. Precisamos dele diariamente. Precisamos cair aos seus pés como pecadores sujos, imundos e clamarmos por sua misericórdia. Não podemos mais continuar desta maneira. Estamos vivendo um cristianismo barato, sem vida, sem poder. Estamos nos conformando com o mundo e suas sugestões para a igreja.

Alguém pode pensar: “A situação da igreja não é tão ruim assim”. Meu amigo, enquanto pensarmos assim estaremos vivendo como o fariseu da parábola em Lucas 18:10-14. Não podemos ser como o fariseu, hipócrita, precisamos ser como o simples pecador que foi com humildade aos pés de Cristo.

O fato de acharmos que está tudo bem só corrobora a tese de que estamos longe de Deus.

Isaías ao ver Deus em Seu trono exclamou: “Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios: e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos”! Isaías 6:5. Quanto mais perto de Deus estivermos, mais sujos nós iremos nos sentir, e acontece o contrário quando estamos longe.

Ao ficarmos pensando que estamos salvos, que tudo está bem com a igreja, demonstra um sentimento que é um dos mais significativos sintomas de nossa nudez espiritual. Vejam o exemplo de Pedro quando disse: “Mesmo que todos te abandonem, eu não te abandonarei”. Em outras palavras Pedro queria dizer: “Eu estou firme Senhor, creio em Ti, sei que És filho de Deus, eu jamais te deixarei, permanecerei firme e serei salvo”. Logo depois desta declaração Pedro negou a Cristo três vezes.

A Testemunha fiel e verdadeira diz: “Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta”, este é o sentimento da igreja, tudo está bem, estamos tranqüilo, somos o povo da promessa. Mas a cortante realidade pronunciada por Cristo nos atinge qual golpe ao peito: “e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”. Apocalipse 3:17

Este tipo de mensagem fere a igreja, pois toca na ferida. Ellen White previu isso:

“Perguntei a significação da sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha verdadeira à igreja de Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a sacudidura entre o povo de Deus”. Primeiros Escritos, pág. 270.

A declaração mostra que quando a mensagem da Testemunha Fiel à Laodicéia for pregada à Igreja causará uma sacudidura, alguns buscarão o arrependimento para receber o perdão, outros se colocarão contra a mensagem, dizendo que não precisamos falar tão claramente, que este tipo de mensagem não é adequada para a igreja nos dias atuais. A reforma irá atingir os fiéis e todos permanecerão na igreja adventista, ninguém sairá para fundar uma nova denominação como muitos fazem, aqueles que fizeram não estavam imbuídos pelo Espírito Santo. A reforma e o reavivamento são realizados dentro da igreja pela aceitação da mensagem da Testemunha Fiel à Igreja de Laodicéia.

“Se já houve um povo que necessitasse atender ao conselho da Testemunha Verdadeira à igreja de Laodicéia, para que seja zeloso e se arrependa perante Deus, é o povo diante do qual foram expostas as estupendas verdades para este tempo e que não tem vivido à altura de seus elevados privilégios e responsabilidades. Temos perdido muita coisa por não viver de acordo com a luz das solenes verdades em que professamos crer. Review and Herald, 4 de junho de 1889.

“A mensagem à igreja de Laodicéia é uma impressionante acusação, e é aplicável ao povo de Deus no tempo presente”. Testemunhos Seletos, Vol I, Pág. 327.

O tempo de pregar sobre Laodicéia é este.

“Os perigos que nos sobrevêm estão em constante acréscimo. É mais que tempo de nos revestirmos de toda a armadura de Deus, e trabalharmos diligentemente para impedir Satanás de obter qualquer vantagem a mais. Anjos de Deus, magníficos em poder, estão à espera de que os chamemos em nosso socorro, para que nossa fé não seja eclipsada pela violência do conflito. É necessária agora renovada energia. Requer-se vigilante ação. Indiferença e descuido redundarão em perda da religião individual e do Céu. A este tempo deve ser dada a mensagem de Laodicéia, para despertar uma igreja letárgica. Que o pensamento da brevidade do tempo vos estimule o diligente e incansável esforço. Lembrai-vos de que Satanás desceu com grande poder, para operar com todo engano da injustiça naqueles que perecem”. Mensagens Escolhidas, Vol. 1, pág. 196.

Nunca em toda história da Igreja Adventista estivemos tão perto do desfecho dos acontecimentos descritos em Apocalipse e Daniel. Este é o tempo de alertar a Igreja para o conflito iminente que está se desenrolando diante de nós.

Somente tendo a consciência de que estamos nus é que nos mobilizaremos para encontrar roupas para nos vestir. Somente tendo a consciência de que estamos necessitados e morrendo de sede é que nos fará levantar e buscar água, a Água da Vida, Cristo.

Você sente sede por Cristo? Você sente vontade de viver um cristianismo cheio de poder? Você está sentindo necessidade de reavivar sua vida espiritual? Então o convite de Jesus é para você.
E, no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba”. João 7:37.

A Festa dos Tabernáculos era encerrada com uma cerimônia onde todos os participantes levavam um cântaro vazio e levantavam para cima clamando pela promessa Divina. Foi justamente neste momento que Cristo pronunciou “se alguém tem sede, venha a mim e beba”.

Você está com seu cântaro vazio?

Vazio do “eu”, da inveja, do ódio, do pecado?

Você está com o seu cântaro levantado para cima?

Você está guardando tesouro no céu ou na terra? Qual é a sua prioridade? Preparar-se para volta de Cristo?

Quero encerrar esta parte deste estudo com um pequeno trecho do livro A Vinda do Consolador, pág. 260, de Leroy Edwin Froom.

“Há três coisas que sei a respeito da Igreja. Primeiro, tem cometido erros. Não creio ser correto diminuir a gravidade de suas faltas, desculpar seus erros, encobrir suas indiscrições ou apresentar desculpas para seus equívocos. Mas mesmo assim, fraca e defeituosa, é na Terra o supremo objeto do amor de Deus. Também sei que em suas fileiras se encontram os melhores homens e mulheres do mundo”.

“Outra coisa sei a respeito da Igreja. Ela ainda ama a Deus e ama os pecadores. Não importa o que tenhamos dito ou feito para a Igreja, ela ainda nos ama. Se o mais vil pecador ou o mais convencido dos santos (e estes são os mais difíceis de se alcançar) fosse à frente, até ao púlpito, e se entregasse a Deus, a Igreja exclamaria: ‘Louvado seja o Senhor, mais um pecador voltou-se para a vida’! E um magnífico coro dos anjos captaria esta exclamação, e o eco da casa de Deus ressoaria nos Céus. A mensagem da Igreja é: “Venha e beba; venha hoje!”

“E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida”. Apocalipse 22:17.

3ª Parte - Fogo

Além da água que nos lava, precisamos de outro elemento para nos purificar.

E eu, em verdade vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo”. Mateus 3:11.

O batismo nas águas todos nós conhecemos, mas muitos desconhecem o que é batismo com fogo. Este batismo com fogo é um complemento do batismo com Espírito Santo. Nós temos dois momentos em que podemos receber este fogo.

Primeiro: Agora, antes da volta de Cristo.

O recebimento do batismo com fogo produz no coração do sincero filho de Deus uma purificação total do pecado de acordo com Zacarias 13:9: “E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus”. Esta ação irá consumir tudo de ruim que existe dentro de nós, eliminando todo o mal contido em nosso coração. “Mas quem suportará o dia da sua vinda? e quem subsistirá, quando ele aparecer? Pois ele será como o fogo de fundidor e como o sabão de lavandeiros”. Malaquias 3:2. O sabão lava por fora e o fogo por dentro. Somente que for lavado pela Água e purificado pelo fogo irá resistir à Glória da vinda de Cristo.

O batismo com fogo também revela o que realmente sentimos, revela o que se passa em nosso coração, revela o que realmente somos. “a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um”. I Cor. 3:13. A explicação exegética deste texto e seu cumprimento não serão aqui abordados, mas sim a ação do Espírito Santo em nossa vida quando permitimos isso, pois Ele nos revelará quem realmente somos. Pecadores, sujos, imundos, carentes do perdão e do sangue de Cristo.
Essa experiência irá revelar em nosso coração as mágoas, as críticas que fizemos e tudo de ruim que causamos aos nossos irmãos e nos impulsionará a irmos confessar nossos pecados e pediremos perdão a quem temos ofendido.

O Fogo liberta as cadeias que nos prendem ao pecado. Você se sente preso ao pecado? Você sente que não possui forças para vencê-lo? Então você deve clamar pelo Fogo do Espírito Santo para que Ele possa vir sobre você e libertá-lo.

O Fogo também serve para abrandar o mais duro coração. Muitos são aqueles que se encontram endurecidos pelas críticas, ou por qualquer ato de alguém, mas o Espírito Santo usará o fogo para abrandar o coração destes.

O Fogo ilumina. Sua vida está destruída pelo pecado? Você se sente em um beco escuro por onde os erros cometidos o levaram? Você não ver saída em meio à noite que o cerca? Clame pelo Fogo do Espírito, para que você possa encontrar o Caminho Verdadeiro.

As tristezas deste mundo esfriaram sua fé? As desilusões provocaram em você o desejo de deixar tudo? Algo em sua vida causou o desejo de abandonar a Igreja? Busque o Fogo para que ele torne a esquentar sua vida.

Segundo: Quando Cristo Retornar

Nós sabemos que ao término dos mil anos descritos em Apocalipse 20, Cristo irá purificar a Terra com fogo e os pecadores que não buscaram o fogo antes da volta de Cristo serão destruídos completamente como palha.

Leia esta declaração:

“O profeta Isaías declarara que o Senhor purificaria o Seu povo de suas iniqüidades "com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor" Isa. 4:4. As palavras do Senhor a Israel, eram: "E porei contra ti a Minha mão, e purificarei inteiramente as tuas escórias; e tirar-te-ei toda a impureza." Isa. 1:25. Para o pecado, onde quer que se encontre, "nosso Deus é um fogo consumidor". Heb. 12:29. O Espírito de Deus consumirá pecado em todos quantos se submeterem a Seu poder. Se os homens, porém, se apegarem ao pecado, ficarão com ele identificados. Então a glória de Deus, que destrói o pecado, tem que destruí-los. Depois de sua noite de luta com o anjo, Jacó exclamou: "Tenho visto a Deus face a face e a minha alma foi salva". Gên. 32:30. Jacó fora culpado de um grande pecado em sua conduta para com Esaú; mas arrependera-se. Sua transgressão fora perdoada, e seu pecado purificado; podia, portanto, suportar a revelação da presença de Deus. Mas sempre que os homens chegaram à presença dEle, enquanto voluntariamente nutrindo o mal, foram destruídos. Por ocasião do segundo advento de Cristo, os ímpios hão de ser consumidos "pelo assopro da Sua boca", e aniquilados "pelo resplendor da Sua vinda". II Tess. 2:8. A luz da glória de Deus, que comunica vida aos justos, matará os ímpios”. Desejado de Todas as Nações, págs. 93 e 94.

A escolha é nossa, ou permitimos que o Espírito Santo nos purifique agora, para que possamos está aptos para contemplar Cristo nas nuvens do Céu, ou infelizmente seremos destruídos ao final do mil anos.

Lembre-se que, de uma forma ou de outra, receberemos o Fogo. Quando você deseja receber?

Na antiga Dalmácia, as casas eram feitas de pedra betuminosa, que é macia e pode ser facilmente cortada e moldada. Desse material se fazia casas inteiras, tudo por dentro e por fora. Quando, terminava, porém, a casa era inabitável por que exalava um forte odor de betume. Completava-se então a estrutura, submetendo-a a ação do fogo. Enquanto era queimada, como carvão, o fogo extraía o betume dos poros da pedra saturada, até que todo o combustível se desprendia em gás e fumaça, e o fogo ia diminuindo até apagar-se por falta de abastecimento. Então a casa estava pronta para ser habitada e tinha uma aparência do alvo mármore, atraente, limpa e habitável. Se mais tarde fosse atingida por um grande incêndio, a casa não se queimaria por que nela não ficara nada inflamável. Achava-se à prova de fogo.

Nós estamos cheio do combustível do pecado. Somos casas, templos, para a morada do Espírito Santo, precisamos permitir que Ele atei fogo em nós agora, para que possamos nos tornar limpos e prontos para sermos habitado por Ele. Só existe este meio de estarmos livres do fogo no último dia. Caso contrário o combustível do pecado que habita em nós, será queimado para sempre e sem chances de salvação.

Qual será a sua escolha? Você deseja receber este fogo agora ou depois?

Apelo ao seu coração que permita que o Espírito Santo atei fogo em você agora.

4ª Parte – Óleo

Depois de sermos lavados com Água e purificados com Fogo, precisamos ser capacitados com Óleo. É justamente esta a principal função do Óleo, nos capacitar para enfrentarmos os desafios finais que, em breve, serão lançados contra o povo de Deus.

Na parábola das Dez Virgens (Mateus 25) percebemos que tanto as néscias como as prudentes dormiram. Isto significa que todos na igreja estão dormindo.

A única diferença entre as néscias e as prudentes estava na quantidade de óleo que elas haviam levado.

O conhecimento da palavra de Deus não é suficiente sem que haja o Óleo do Espírito Santo.

As virgens néscias não eram as piores. Até que existia nelas o desejo de se encontrar com o noivo, afinal elas saíram ao seu encontro. Elas não eram descrentes. O problema delas foi a falta de preocupação com algo essencial – o Óleo.

No grupo das néscias pode se encontra pessoas boas, que professam uma crença fiel às doutrinas. Pode ser batizado, pode está participando de todos os cultos na igreja, ser líder de jovens, ser ancião da igreja, até mesmo ser um pastor, ocupando uma alta posição na igreja, mas sem possuir o Óleo do Espírito Santo e assim nos encontrar perdidos no último dia. A idéia de que eu possa está neste grupo me faz tremer.

A pior coisa em um cristão é acha que seu cristianismo é suficiente para lhe conceder a salvação. Precisamos do Espírito Santo urgente. Devemos clamar pelo Óleo, para que ele nos capacite a enfrentar as provações dos últimos dias.

Você deseja receber o este Óleo?

Você deseja receber a unção do Espírito Santo?

“O Céu é um lugar preparado para um povo preparado. Outros não são admitidos ali. E só estarão preparados aqueles que se submeterem à ação do Espírito Santo, que permitirem ser cheios e constantemente supridos de Seu poder” – A Vinda do Consolador, 309.

Acredito que a pior sensação que jamais queria sentir, seria ver minha lâmpada se apagando no momento final da história deste mundo. As néscias sentiram este sentimento, mas quando correram para comprar azeite já era tarde. Que pena! Perdidas tão perto de chegar. Tudo por que lhes faltou o Óleo.

A frase “não vos conheço” soa como uma faca ao meu peito. Derramo lágrimas ao pensar que possa ouvi-la. Oh Deus! Dá-me Óleo! Eu preciso do teu Óleo!

Graças a Deus ainda resta tempo para buscarmos o Óleo. Não nos encontramos sem saída. Ainda resta Esperança.

Água, Fogo e Óleo – Eis a nossa Esperança.

Quer você se unir comigo nesta busca? Então vamos dobrar os joelhos agora e buscar a Deus em oração.