05 setembro 2008

Número de mortes por passagem de tempestade Hanna aumenta no Haiti

Vítimas são 137, segundo agência de notícias. Maioria das mortes vem da cidade de Gonaives, quase toda inundada.

Tropa de paz da ONU patrulha ruas de Gonaives, no Haiti (Foto: Ariana Cubillos/AP)
O governo do Haiti informou nesta sexta-feira (5) que o número de mortes pela passagem da tempestade tropical Hanna aumentou para 137, com a maioria das vítimas vindo da cidade de Gonaives. A informação foi divulgada pela agência de notícias Associated Press.

O número anterior era de 90. Segundo a agência, o ministério do Interior e o Departamento de Proteção Civil emitiram comunicados dizendo que 80 das mortes eram de pessoas de Gonaives, que ficou quase totalmente submersa pelas águas. Lagos se formaram em todas as ruas da cidade e autoridades estão tentando fornecer comida e água aos residetes.

De acordo com a agência Efe, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciaram que enviaram por navio 60 mil litros de água e 7,5 toneladas de alimentos a Gonaives.

Hanna avança pelas Bahamas e poderia se transformar em furacão antes de atingir a costa sudeste dos Estados Unidos, apresentou um ligeiro enfraquecimento e possui ventos máximos sustentados de 100 km/h. Uma tempestade tropical se transforma em furacão de categoria 1 na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até 5, quando apresenta ventos máximos sustentados de 119 km/h.

Passagem da tempestade Fay faz Cuba retirar moradores de cidades costeiras

O fenômeno se deslocava em direção ao nordeste com velocidade de 19 km/h e espera-se que mantenha essa trajetória nas próximas 24 horas, com giro nesta sexta-feira para o norte, segundo o NHC. Segundo um provável padrão de trajetória calculado pelo NHC, o olho de Hanna chegará perto do litoral sudeste dos EUA na sexta-feira, para atingir provavelmente algum ponto entre a Carolina do Norte e a Carolina do Sul. Permanece em vigor um aviso de tempestade (passagem do sistema em 24 horas) para as regiões central e noroeste das Bahamas. Segue ativo um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) desde o norte de Edisto Beach (Carolina do Sul) até a enseada de Ocracoke (Carolina do Norte).