05 agosto 2008

Tremor em Sichuan e Gansu mata um e fere 23 a três dias da Olimpíada

Um terremoto de 6 graus na escala Richter atingiu as províncias de Sichuan e Gansu, na China, na manhã desta terça-feira, a três dias do começo dos Jogos Olímpicos. Uma pessoa morreu e outras 23 ficaram feridas. O terremoto ocorreu aproximadamente às 6h (19h desta segunda-feira, em Brasília), poucas horas após a cerimônia de passagem da tocha olímpica em Chegdu, capital de Sichuan.

Segundo o instituto geológico dos Estados Unidos, o epicentro do tremor de hoje fica a 1.253 quilômetros de Pequim, em uma profundidade de dez quilômetros. O local está a 290 km do centro do tremor de 7,9 graus na escala Richter que atingiu a região no último dia 12 de maio. O instituto americano, inclusive, afirma que o tremor de hoje pode ser a mais recente réplica do terremoto de maio, que deixou mais de 90 mil mortos e desaparecidos e 5 milhões de desabrigados.

Os sismólogos chineses já registraram 21.245 réplicas em Sichuan, desde maio.
Das 23 pessoas feridas hoje, cinco estão em estado grave. O terremoto ainda derrubou uma ponte que passava sobre uma rodovia. Os acessos a ao menos três vilas estão fechados, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua. No momento do tremor, diversas pessoas deixaram prédios correndo.

Réplicas

Na última sexta-feira (1), um tremor de 6,1 graus de magnitude deixou 231 pessoas feridas na região, quatro delas com gravidade, informou a Rádio Internacional do país.

O epicentro do tremor foi registrado entre os distritos de Pingwu e Beichuan, pertencentes à cidade de Mianyang, uma das zonas mais devastadas pelo terremoto de maio. Em Pingwu, 231 pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas, e outras 130 mil ficaram desabrigadas.

Fonte Folha Online

Nota: Precisamos deixar Cristo agir em nossa vida agora. A freqüencia com que terremotos têm acontecidos ao redor do mundo é muito grande. Cristo está voltanto. Maranata! "Nos acidentes e calamidades no mar e em terra, nos grandes incêndios, nos violentos furacões e terríveis saraivadas, nas tempestades, inundações, ciclones, ressacas e terremotos, em toda parte e sob milhares de formas, Satanás está exercendo seu poder. Destrói a seara que está a amadurar, e seguem-se fome, angústia. Comunica ao ar infecção mortal, e milhares perecem pela pestilência. Estas visitações devem tornar-se mais e mais freqüentes e desastrosas. A destruição será tanto sobre o homem como sobre os animais. 'A Terra pranteia e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo. ... Na verdade, a Terra está contaminada por causa dos seus moradores, porquanto transgridem as leis, mudam os estatutos e quebram a aliança eterna.'" Isa. 24:4 e 5. O Grande Conflito, págs. 637-639.