22 agosto 2008

Rotas do Ártico se abrem

A rota do Noroeste, que une os oceanos Atlântico e Pacífico através do Ártico, voltou a se abrir neste verão pelo segundo ano consecutivo devido às mudanças climáticas. O Governo canadense declarou o trecho navegável através de um corredor entre massas de gelo que se desprenderam das calotas.

Outra passagem, mais próxima do Pólo Norte, através do canal de Parry e do estreito de McClure, também pode vir a se abrir nas próximas semanas. Tal fato permitiria o tráfico marítimo em grande escala, explica o Centro Nacional da Neve e Gelo de Boulder (NSDIC, do inglês), no Colorado. Além disso, a disputa diplomática entre Canadá e Estados Unidos pelas águas voltaria com força total.

No último mês de maio, EUA e Canadá se reuniram com a Dinamarca, Noruega e Rússia para negociar uma eventual repartição da rota marítima. O caminho se trata de uma estratégia comercial, pois ajuda a poupar tempo e dinheiro - evita 8.600 quilômetros entre Tóquio e Hamburgo.

Este verão promete bater recordes de degelo em relação a 2007, quando a superfície das calotas foi reduzida de 6,5 para 4,2 milhões de quilômetros quadrados.

Fonte SRZD