08 agosto 2008

Papa denuncia efeitos do materialismo sobre o meio ambiente

Bento XVI pediu um esforço suplementar da Igreja Católica na "defesa da criação" de Deus. "Houve tempos em que também a Igreja deixou um pouco na sombra o discurso sobre o ambiente", declarou o Papa na catedral de Bressanone, durante um encontro com o clero local.

Na sua intervenção, Bento XVI minimizou as acusações que afirmam que o cristianismo não tem sensibilidade ecológica, apontando que o materialismo moderno é a principal ameaça para o futuro do planeta: "No mundo materialista o arbítrio do homem sobre as criaturas é mais amplo"."Existe uma complementaridade entre o ensino da criação e o da redenção", disse o Papa a 400 sacerdotes da diocese de Bolzano, numa conversa que durou cerca de uma hora.

"Houve tempos em que deixamos na sombra o ensino sobre o Deus criador, mas devemos associá-lo mais com o salvador", explicou, antes de citar exemplos nesta matéria, como São Paulo e São Francisco.

Fonte - Ecclesia

Nota DDP: Percebe a sutileza? "Existe uma complementaridade entre o ensino da criação e o da redenção". O memorial da criação é o Sábado, para BXVI, o memorial da redenção é o domingo. Isso é facilmente identificável ao ler-se o post "Papa pede que católicos lutem contra relativismo e laicismo", onde o pontífice faz a conexão com as raízes cristãs do domingo neste contexto do materialismo, aqui tomado em conexão com a natureza.