29 agosto 2008

Londres se prepara para o aquecimento global

O prefeito de Londres, Boris Johnson, revelou o plano para Londres combater os desafios das mudanças climáticas com menos dióxido de carbono, mais árvores uma melhor drenagem e maior eficiência no uso da água.

Aproximadamente 15% de Londres possui um grande risco de inundar com o aquecimento global em uma área que possui 1.25 milhões de pessoas e 480 mil propriedades, 441 escolas, 75 estações de trens e metrô, 10 hospitais e um aeroporto. A estimativa é que estejam em jogo 160 bi de libras esterlinas, aproximadamente US$ 293 bi, não só no centro financeiro da cidade, mas ao longo de todo estuário do rio Thames onde um grande número de novas casas estão sendo planejadas.

Espera-se que o aquecimento global dê a Londres verões mais quentes, invernos mais chuvosos, ondas de calor mais freqüentes, secas e enchentes relâmpagos. Em 2003 londrinos sofreram com a onda de calor que matou aproximadamente 600 pessoas na cidade. Estima-se que a mesma onda tenha sido responsável pela morte 15 mil franceses.

O plano da cidade consiste em cortar as suas emissões de carbono em até 60% até 2025 para ajudar a cidade a frear a mudanças climática, preparar para as suas conseqüências e recuperar dos seus danos.

“London is not unique — all major cities such as New York and Tokyo are at risk from climate change. By producing this strategy, we put London in a position of strength,” Johnson said.

“Londres não é única (…) todas as grandes cidades como Nova York e Tokyo estão sob o risco da mudança climática. Criando essa estratégia estamos colocando a cidade em uma posição de força” declarou o prefeito Johnson. Ele quer mais arvores para absorverem a água da chuva, áreas com o risco de inundação devem ser identificados e o sistema de drenagem, da época vitoriana de, deve ser melhorado e estendido.

O uso melhor da água também está entre os planos. A área de Londres conta com menos água per capita que Marrocos, e o uso da água acima da média nacional. A idéia é criar csas que utilizem melhor a água, medir compulsoriamente o gasto, que pode reduzir o consumo em até 10 %, e usar melhor a água da chuva para as plantações.

Sua cidade está pronta para as mudanças climáticas?

Fonte Código Laranja