13 agosto 2008

Insatisfeitos com McCain, grupo de republicanos lança campanha por Obama

Um grupo de republicanos conservadores, insatisfeitos com a linha política de John McCain estão se juntando para lançar uma campanha pelo seu rical democrata, Barack Obama.

O grupo "Republicanos por Obama" é liderado por Rita Hauser, uma filantropa de Nova York que arrecadou fundos para George H. Bush e George W. Bush. Segundo reportagem do "The New York Times", ela será porta-voz do grupo de apoio a Obama junto com o ex-senador Lincoln Chafee, um representante da linha mais moderada do partido.

Rita disse estar motivada a apoiar Obama por sua oposição à Guerra do Iraque, um dos temas mais divergentes entre o democrata e seu rival republicano McCain. Contudo, aponta o "NYT", Rita indicou que são vários os assuntos que atraem republicanos ao grupo.

O comitê de liderança dos "Republicanos por Obama" é composto por 20 republicanos e ex-republicanos, incluindo Douglas Kmiec, que serviu no Departamento de Justiça do presidente ROnald Reagan e apoiou o ex-pré-candidato Mitt Romney nas primárias partidáiras.

O grupo planeja lançar um site nesta semana que incluirá um espaço para chats e um local para inscrição de novos membros.

O movimento é mais um sinal preocupante para a campanha republicana. Apesar de ser um senador veterano, McCain não tem conseguido o apoio amplo dentro de seu próprio partido.

Campanha

Nesta terça-feira, McCain continua sua viagem à Pensilvânia que levantou especulações sobre o governador Tom Ridge como um dos principais nomes para vice-presidente republicano.

A especulação é ainda maior por Ridge ser de um Estado considerado fundamental para as eleições gerais. Segundo estimativas da CNN, a Pensilvânia, que normalmente vota em democratas, está apenas inclinada para Obama, um cenário que pode mudar nos últimos três meses de intensa campanha presidencial.

Ridge começou sua popular carreira justamente em Erie, primeira parada de McCain em sua campanha de dois dias na Pensilvânia.

O governador foi também secretário de Segurança Nacional, um dos responsáveis pelas investigações do massacre na Universidade Virgínia Tech, em abril de 2007.

Fonte Folha Online

Nota: "Prostemo-nos e oremos ao nosso Deus que nos criou" para solicitar Seu Espírito Santo.