21 agosto 2008

Enchentes deixam pelo menos 10 mortos em Mianmar e Laos

Bangcoc, 20 ago (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram e centenas tiveram de abandonar suas casas pelas enchentes que assolam desde a última semana as regiões norte de Mianmar (Mianmar), Laos e Tailândia.

Meios de comunicação oficiais birmaneses informaram hoje sobre o falecimento de seis pessoas por causa de um deslizamento de terra provocado pelas chuvas torrenciais na cidade de Mogok, situada no conhecido "Vale dos Rubis", no norte do país.

Todos morreram soterrados na residência em que se encontravam.

Nas montanhas do "Vale dos Rubis" são extraídas há séculos pedras preciosas como rubis e safiras, consideradas por especialistas pedras com grande qualidade.

Na semana passada, Laos informou sobre quatro vítimas fatais na bacia do rio Mekong, que atingiu seu nível mais alto dos últimos 100 anos.

Várias províncias da vizinha Tailândia se encontram também em estado de alerta máximo pelas enchentes, que no Vietnã já deixaram mais de 120 mortos e quase mil casas destruídas devido à tempestade tropical "Kamuri". EFE

Fonte Portal G1

Quase 90 mortos nas inundações no norte da Índia

LUCKNOW, Índia (AFP) — Pelo menos 87 pessoas morreram no norte da Índia por causa das enchentes causadas pelas chuvas de monção.

A maior parte das vítimas morreu na região de Uttar Pradesh, com 73 vítimas fatais nas últimas 48 horas, informou a secrataria de Estado.

As utras 14 mortos ocorreram no de Punjab, onde o rio principal transbordou.

Segundo o instituto meteorológico, as chuvas continuarão a cair nas próximas 24 horas. As precipitações este ano estão 25% mais elevadas que o normal, acrescentou a fonte.

Fonte AFP