28 agosto 2008

Degelo no Ártico já é o 2º maior, aponta satélite

O gelo marinho no Ártico atingiu, neste mês, o segundo nível mais baixo desde que começaram as medições por satélite. O derretimento já é maior que o de 2005 e, agora, só fica abaixo do recorde observado em setembro de 2007.

Segundo o Centro Nacional de Dados sobre Gelo e Neve dos Estados Unidos, a extensão de gelo em 2005 chegou a 5,32 milhões de quilômetros quadrados. Em agosto de 2008, atingiu 5,26 milhões de quilômetros quadrados e está a 430 mil quilômetros quadrados de igualar a marca do ano passado.

O relatório do órgão afirma que é necessário esperar as próximas semanas para saber se haverá nova quebra de recorde. Mas ressalta que, no início de agosto de 2005, o declínio do gelo começou a ficar mais lento, o que não ocorreu neste ano.

Ambientalistas afirmam que o degelo é mais um sinal de alerta para o aquecimento global. "É um sinal infeliz de que a mudança climática está chegando depressa ao Ártico e que realmente precisamos atacar a questão do aquecimento global em nível nacional", disse Christopher Krenz, gerente da organização Oceana, nos EUA.

"Isso não surpreende, mas assusta", afirmou Deborah Williams, ex-assistente especial do Departamento de Interior para o Alasca. Ela destacou ainda que este "foi um verão relativamente fresco".

Em setembro de 2007, o gelo marinho do Ártico encolheu mais de 1 milhão de quilômetros quadrados (quatro vezes a área do Piauí) em relação ao valor mínimo registrado anteriormente. Na ocasião, foi aberta pela primeira vez a Passagem Noroeste, almejada rota marítima entre Europa e Ásia --por onde, até então, não era possível passar.

Fonte Folha Online