07 agosto 2008

Cenário Catastrófico para Aquecimento Global

O mundo deve-se preparar para um aumento de temperaturas na ordem dos 4ºC, alerta um cientista inglês.A União Europeia comprometeu-se a cortar com emissões de dióxido de carbono, para evitar que as temperaturas subam mais que 2º C.

Mas o professor Bob Watson, do Departamento de Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, no Reino Unido, afirmou ao jornal inglês The Guardian, que é muito provável que o aumento real seja o dobro desse valor.

Um aumento de 4º na temperatura média teria consequências desastrosas. Na África Austral e no Mediterrâneo, as reservas de água potável desceriam entre 30 a 50%, as colheitas no continente africano sofreriam reduções de 15 a 35% e entre 20 e 50% de todas as espécies animais e vegetais correriam perigo de extinção.

O mais alarmante é que, segundo Bob Watson, “não há qualquer trabalho científico sobre como nos poderemos adaptar a um aumento de 4º ”.

Filipe Duarte Santos, do painel intergovernamental da ONU para as alterações climáticas, lembra que já há uma mudança de clima que “embora não muito pronunciada, deverá agravar-se no futuro. Temos que nos adaptar a essas novas temperaturas”.

Exemplos não faltam, desde as florestas aos fogos florestais: “Na questão dos edifícios, por exemplo, temos que construir edifícios que permitam uma climatização mais fácil e com menos gasto de energia. No que diz respeito à água, nos países onde a precipitação vai diminuir temos que nos adaptar a uma maior pressão dos recursos hídricos. Fogos florestais, agricultura, há toda uma série de áreas em que vamos ter que nos adaptar”, conclui Filipe Duarte Santos.


Nota: Por que gastamos tanto tempo acumulando tesouros neste mundo que está condenado? "Eis que a nossa pátria está nos céus" - disse Paulo - "não acumuleis tesouros neste mundo" - disse Jesus.