04 agosto 2008

Ataque mata 16 policiais na China a quatro dias das Olimpíadas de Pequim

Grupo islâmico assume autoria e ameaça a realização dos Jogos chineses

A quatro dias do início das Olimpíadas de Pequim, 16 pessoas foram mortas em Kashi, na província de Xinjiang, região que faz fronteira com o Tibete no sul, por um ataque supostamente terrorista. O local é conhecido por sua habitação muçulmana, o que teria provocado a atitude radical de um grupo islâmico. O ataque foi desferido por meio de um caminhão, que colidiu propositalmente com a delegacia da cidade. Testemunhas garantem que os tripulantes do veículo também jogaram granadas contra os policiais e usaram facas para manter alguns oficiais como reféns antes de serem detidos. Além das 16 vítimas fatais, pelo menos mais 16 policiais ficaram feridos na ação.

A porta-voz do Comitê Olímpico Internacional (COI), Giselle Davies, tentou desvincular o ataque dos Jogos Olímpicos.

- Confiamos que as autoridades farão tudo que é humanamente possível para garantir um evento seguro. Esse foi um incidente que aconteceu na China, mas não é por isso que devemos estabelecer nenhum vínculo direto com as Olimpíadas – disse a porta-voz.

Uma das bases de controle de terrorismo dos Estados Unidos, a IntelCenter, anunciou que o grupo Partido Islâmico do Turcomenistão divulgou um vídeo intitulado “Nossa abençoada Jihad”, onde seu líder, o comandante Seyfullah, se responsabiliza pelo ataque e ameaça as Olimpíadas de Pequim. - Os chineses estão ignorando nossos avisos – anunciava ele na gravação, segundo publicou a rede de TV britânica, “BBC”, em seu site. Na última semana, um oficial do exército chinês afirmou que os separatistas islâmicos eram considerados “a maior ameaça às Olimpíadas”. No entanto, a China não confirmou que o ataque desta madrugada de segunda-feira (horário de Brasília) tenha sido terrorista.

Segundo Sun Weide, porta-voz do Comitê Organizador das Olimpíadas, as autoridades chinesas estão preparadas para defender a cidade de qualquer ataque.

- A China concentrou-se em fortalecer a proteção às Olimpíadas, à Vila Olímpica e aos locais de competição. Estamos preparados para qualquer ameaça.

Fonte Portal G1

Nota: Quero abrir este espaço para solicitar de cada leitor deste blog que ore implorando a Deus misericórdia para os inocentes que poderão sofrer com ataques terroristas durante os jogos olímpicos na China. Nós como o sal da terra precisamos interceder por eles. Os terroristas estão, com toda certeza, armando ataques maiores, vamos dobrar nossos joelhos em profunda oração para clamar a Deus por Sua proteção. O terrorismo tem tomado dimensões assustadoras nestes últimos anos e nós sabemos o por que.