04 agosto 2008

Asteróide pode atingir a Terra ainda neste século


“A probabilidade de um asteróide cair na Terra ainda neste século é de 100%. A questão é saber o tamanho”, prevê a geofísica Dallas Abbott, que arrisca: “Pode ser algo em torno de 30 metros”.

Trinta metros era o diâmetro aproximado de um objeto que atingiu a Sibéria, em 1908. Ele se desintegrou no ar e nem bateu no chão. Foi o suficiente para devastar uma área de dois mil quilômetros quadrados de floresta.

Hoje, os supertelescópios estão voltados para um inimigo do tamanho de um estádio de futebol. “É um asteróide chamado ‘Apophis’”, conta o professor da USP, Enos Picazzio.

Existe uma chance pequena, porém nada desprezível, de que Apophis atinja a Terra em menos de 30 anos. “Seria por volta de 2036”, calcula Picazzio.

Esse impacto provocaria uma catástrofe climática. Chuvas ácidas, diminuição drástica da temperatura e tempestades de poeira que deixariam o planeta nas trevas por décadas.


Cientistas planejam soluções

Mas como evitar essa tragédia? Fala-se até em enviar uma espaçonave com um sistema de propulsão para desviar o asteróide. Ou ainda: usar a luz do sol, refletida num grande espelho espacial, para empurrar o objeto para longe.

“Porque a luz exerce uma pressão. É muito pequena, mas numa escala de tempo muito grande e insistentemente em cima desses objetos, você conseguiria alterar a órbita”, acrescenta o professor da USP.

Mas é tudo muito caro e sem a menor garantia de sucesso. A gente simples de Carancas teme que outro meteorito caia no povoado, mas é muito improvável. Assim como é improvável que uma catástrofe extermine a espécie humana a curto prazo. Milhares e milhares de anos podem se passar, mas...

“Que um dia vai acontecer, vai”, garante o professor da USP Enos Picazzio.

Fonte Portal G1

Nota: O Planeta Terra está sofrendo ameaças de todos os lados, de dentro e de fora. De dentro a poluição que está causando preocupações em todos os líderes mundiais, políticos e religiosos, pois o clima está visivelmente afetado. O aumento da população também tem se tornado um fator preocupante, o que está fazendo com que sejam consumidos, em tempo recorde, os poucos recursos naturais que ainda temos. A falta do alimento e da água está deixando muita gente preocupada. Ainda tem muitas outras ameaças, como a guerra, o terrorismo, a violência e etc. Como se não bastasse as ameaças de dentro, ainda vêm as ameaças de fora do planeta, como esta que temos 100% de chances de sermos atingidos por um asteróide ainda neste século. Estamos à beira da extinção. Todas as pesquisas de cientistas ao redor do mundo apontam para um fim não muito distante. Não quero ser alarmante, mas creio que nos restam poucas dezenas de anos, ou quem sabe, alguns anos.

Por tudo isso, torna imprescindível um envolvimento completo da igreja na pregação do evangelho. O Impacto Esperança na América do Sul é uma oportunidade ímpar de darmos um grande passo ao término da obra. Cristãos adventistas do mundo inteiro são convocados por Deus para serem embaixadores do Evangelho com o fim de levarmos a mensagem a toda criatura.

“...e sobre a terra haverá angústia das nações em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas. Os homens desfalecerão de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo; porquanto os poderes do céu serão abalados. Então verão vir o Filho do homem em uma nuvem, com poder e grande glória. Ora, quando essas coisas começarem a acontecer, exultai e levantai as vossas cabeças, porque a vossa redenção se aproxima”. Lucas 21:25-28.

Cristo disse que quando o mundo estivesse da forma como está, “Os homens desfalecendo de terror, e pela expectação das coisas que sobrevirão ao mundo”, era para nós termos a certeza de que Ele está voltando. Pois então não temos tanto tempo assim para gastarmos com aquilo que não satisfaz a vida espiritual. Pense nisto. Acorde do sono. Deixe a inércia e levante-se e consagre-se a Deus agora!

O mundo não vai acabar com nenhuma dessas coisas que os homens estão temendo, pois Cristo virá buscar seu povo antes que elas aconteçam.

Você está preparado para encontrá-lo?