07 agosto 2008

Aquecimento global: e eu com isso?

Nunca presenciei tantas notícias sobre o aquecimento global. Até os desencanados, desatentos, desconhecedores e "sem noção", os americanos, incluindo o seu presidente, estão preocupados com a questão. E a preocupação aqui é em dobro e de afeto particular: economia x saúde do planeta., como veremos mais à frente.

Não se iluda: quando governantes se propõem a correr com as coisas, é porque já estamos no prejuízo. Especialistas são convocados, como estão sendo, tardiamente! A vaca já está com a cabeça, ou mais da metade do corpo, no brejo!

As mensagens de S.O.S de consciência ambiental estão aí, nas escolas, nos veículos de comunicação, ou vêm da própria natureza, que brada em alto e bom som por intermédio de catástrofes climáticas. Eu chego a ficar com peso na consciência. Penso: o mundo vai se ferrar por minha causa. Como posso ser assim? Ontem mesmo cometi um crime ambiental ao jogar um papel pela janela do carro! Creio que meu "deslize" pode ser digno de fiança ou até parecer pequeno. Mas já pensou se todo mundo começa a fazer (e como fazemos) asneiras como essa com o nosso planeta? De grão em grão...

Mas... engraçado! Percebe o quanto governantes e a grande mídia, muitas vezes, querem culpar o cidadão comum pelos problemas do planeta? Enquanto o papel jogado pela janela do meu carro é um crime sem precedentes e até deselegante, multinacionais, com o respaldo governamental, deitam, rolam e maltratam a natureza com agentes poluentes jogados sem dó e piedade no nosso teto. Claro, para eles, garantir e prevenir cuidados com o planeta, como o efeito estufa, por exemplo, pode custar caro à economia global e de suas empresas.

Depois, alguns ambientalistas, principalmente os do GreenPeace, são considerados malucos e fanáticos por conta de algumas ações ousadas que realizam para despertar os que dormem. Um relatório do Banco Mundial diz que os principais poluidores continuam sendo os países mais ricos, com os Estados Unidos contribuindo com 24% do total, e os da zona do euro, com 10%. O relatório mostra que países ricos consomem mais da metade da energia produzida no mundo.
Veja alguns exemplos pincelados em recente matéria produzida pelo Fantástico da Rede Globo:
- Em 20 anos, o Ártico perdeu uma área superior ao Estado do Pará em plataformas de gelo. Na Antártica, uma plataforma inteira, chamada Larsen B, se desintegrou em 2002.
- Alguns cientistas acreditam que a capa de gelo da Groenlândia está condenada a acabar. Pode demorar séculos, mas o derretimento sem volta já começou. Quando todo o gelo da Groenlândia derreter, o mar vai subir e engolir por boa parte do sudoeste da Inglaterra, incluindo Londres. Na Flórida, um aumento de cinco metros no nível do mar deve deixar a cidade de Miami oitenta quilômetros mar adentro.

- Os cientistas também prevêem que o aquecimento global pode desalojar 150 milhões de pessoas nos próximos 50 anos. Não só a espécie humana corre o risco de ficar sem casa.