14 julho 2008

Violência no Afeganistão deixa mais de 70 mortos

Atentado suicida na região central do país provocou a morte de 24 pessoas, crianças na maioria

Em um dos dias mais violentos desde a invasão americana em 2001, mais de 70 pessoas morreram, ontem, no Afeganistão. Na província de Urzugan, na região central do país, 24 pessoas foram mortas após um atentado a bomba no mercado da cidade de Ded Rawud – crianças eram maioria entre as vítimas fatais deste ataque que deixou ainda mais de 40 feridos. No norte do Afeganistão, nove soldados americanos foram mortos durante ofensiva das milícias talebans. Na província de Helmand, de acordo com as forças americanas, morreram 40 integrantes dos talebãs.

No atentado de Deh Rawood, “pelo menos 24 pessoas morreram e 27 ficaram feridas”, disse o chefe da polícia da província, Juma Gul Hemat.Hemat explicou que os explosivos estavam em uma bicicleta de transporte de mercadorias. O Ministério do Interior afegão, no entanto, afirma que as bombas estavam presas a uma motocicleta.

A bomba explodiu no meio do bazar, segundo testemunhas. “Umas 15 lojas foram destruídas. Vi muitas pessoas mortas e feridas. Havia corpos destroçados em meio a pedaços de metal, madeira e roupas rasgadas. Era um mar de sangue”, disse uma testemunha.

O secretário de Saúde da província, Jan Agha Miajail, contou ao correspondente da AFP que 31 feridos foram levados para o principal hospital da localidade, incluindo quatro crianças de menos de 10 anos.

Até o momento, nenhuma milícia reivindicou o ataque. A província de Oruzgan é um dos bastiões da insurreição talibã - além de importante centro de cultivo de ópio do país.A Cruz Vermelha diz que cerca de 250 civis morreram ou ficaram feridos este mês por causa da violência na região. Na segunda-feira passada, um atentado na capital, Cabul, matou mais de 40 pessoas.

***
Ataque mata 9 soldados americanos

Nove soldados americanos foram mortos em choques com militantes do Talebã no Afeganistão. O comandante americano Daniel Dwyer disse à rede britânica BBC que os soldados morreram no nordeste do país. O ataque foi um dos piores sofridos pelas tropas dos EUA desde a invasão no país, em 2001.

Um porta-voz militar americano disse que soldados americanos e membros do Exército Nacional afegão foram atacados na província de Kunar. Segundo a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), os insurgentes atiraram com “armas pequenas, metralhadoras, granadas e morteiros usando casas, lojas e a mesquita da vila de Wanat como escudos”.

Autoridades locais disseram que civis e militantes também morreram no confronto. Forças internacionais e afegãs vêm lutando contra o Talebã em diversas frentes no país. Segundo as forças americanas, 40 rebeldes das milícias foram mortos na província de Helmand nas últimas 24 horas.

O ataque aos americanos começou às 4h da manhã e durou o dia todo. A coronel Rumi Nielson-Green, principal porta-voz das tropas militares dos EUA no Afeganistão, disse que não podia comentar o caso, pois a batalha ainda se desenrolava. A Otan informou em comunicado que houve mortes dos dois lados, mas os números não podiam ser divulgados, sob o mesmo argumento de que o confronto não havia terminado.

Caso as nove mortes se confirmem, esse seria o ataque mais mortífero às tropas dos EUA desde junho de 2005, quando 16 americanos foram mortos na mesma província de Kunar. Os militares afirmaram que ataques aéreos têm sido usados e que 30 “barcos inimigos” e várias pequenas pontes foram destruídas no Rio Helmand.

Fonte Correio da Bahia