29 julho 2008

Terremoto de 5,4 graus atinge a região de Los Angeles

Tremor teria ocorrido a cerca de 50 quilômetros da cidade de 4 milhões de pessoas.Ainda não há registro de danos, mortos ou feridos, segundo os bombeiros.

Um terremoto de cerca de 20 segundos ocorreu às 11h42 locais (15h42) de Brasília próximo a Los Angeles, no sul do estado norte-americano da Califórnia, chacoalhando vários edifícios altos na cidade. Ainda não há relatos sobre danos graves, blecautes ou feridos.

Veja imagens da região atingida pelo terremoto

O Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou inicialmente que o tremor era de 5,6 graus, mas depois retificou para 5,8 graus e, finalmente, para 5,4 graus. O tremor principal foi seguido por cerca de 12 tremores secundários.

Segundo o centro, o epicentro do tremor principal foi registrado na cidade de Chino Hills, no condado de San Bernardino a 12,3 quilômetros de profundidade, a cerca de 50 quilômetros a leste da cidade, que tem cerca de 4 milhões de habitantes.

Mapa localiza o epicentro do terremoto desta terça-feira na Califórnia. (Foto: Arte G1)
O Corpo de Bombeiros de Los Angeles informou que o evento foi de "grandes proporções", mas não há notícias de mortos, feridos ou grandes danos à infra-estrutura. A polícia de Chino Hills também não registrou incidentes.

Testemunhas informaram que o tremor foi sentido no condado de Orange, na cidade de San Diego, nas proximidades de Hollywood, em Long Beach e até em Las Vegas, no vizinho estado de Nevada.

Autoridades do Aeroporto de Los Angeles informaram que nenhum vôo foi afetado por causa do tremor. Um porta-voz do porto da cidade informou que não houve danos.

A operadora de dutos de transporte de óleo e gás Kinder Morgan anunciou que fechou seu oleoduto na região por "precaução".

"Na Califórnia, felizmente, graças aos nossos bons padrões construtivos, não esperaríamos danos estruturais com um [terremoto de magnitude] 5,4", disse Kate Hutton, sismologista do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Em Anaheim, a cerca de 65 quilômetros do tremor, funcionários inspecionaram os brinquedos da famosa Disneylândia, mas sem fechar o parque.
No centro de Los Angeles, trabalhadores deixaram os prédios mais altos durante o terremoto. O prédio da prefeitura foi evacuado. As pessoas começaram a voltar aos edifícios depois de 15 minutos.

Big One

A Califórnia vive no temor da chegada do "Big One", um terremoto devastador na falha de San Andreas que, segundo os cientistas, tem 70% de chances de acontecer nos próximos 30 anos. Os especialistas afirmam que a linha de falha provoca um terremoto deste tipo uma vez a cada 150 anos. A última grande catástrofe ocorreu em 1857.

O último grande terremoto na Califórnia havia sido registrado em janeiro de 1994. Um tremor de 6,7 graus com epicentro em Northridge, a 40 quilômetros a noroeste de Los Angeles, provocou a morte de 60 pessoas.

Pessoas deixam prédio na região de Los Angeles após tremor (Foto: AP)
Nota: Os terremotos se tornaram tão frequentes como o crime, a violência, a fome, os desastres naturais e tudo que foi avisado por Cristo como sendo o princípio das dores, é ligar a televisão no noticiário. Estes acontecimentos só reforçam a idéia de que o fim está próximo. Mas muitos já não olham para eles como sendo um aviso para se prepararem, continuam levando suas vidas como se nada de extrema importância estivesse para acontecer. A minha grande preocupção na verdade não é com a lei dominical ou com os sinais que ora estão sendo dados, mas sim com o tipo de vida que o povo de Deus tem levado, estamos precisamente no tempo em que as dez virgens dormiram, este é o estado da igreja, dormindo. Leia a postagem A Verdadeira Solução para IASD.