23 julho 2008

Quénia: Mais de catorze milhões de pessoas ameaçadas pela fome

Nairobi, 22/07 - Pelo menos Cerca de 14, 6 milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no Corno de África, devastado pela seca e pela penúria alimentar, se os doadores não desponibilizarem os fundos necessários.

De acordo com um comunicado difundido hoje, terça-feira pela ONU em Nairobi, o "número total de pessoas que têm necessidades de uma ajuda alimentar no Corno de África é de 14,6 milhões", declarou um porta-voz do Programa Alimentar Mundial (PAM), Peter Smerdon.

Para o efeito, o PAM, lançou um apelo de urgência de 403 milhões de dólares (254 milhões de euros - 1 euro equivale a 119, 122 Kwanzas), para a aquisição de alimentos para se prestar socorro aos necessitados da Somália, Djibuti e Etiópia.

Incluindo as populações ameaçadas pela fome no Quénia e na região ugandesa de Karamoja.

Segundo o PAM, pelo menos 2,6 milhões de somalís, numa população de 10 milhões de habitantes, estão ameaçadas por uma grave crise alimentar, mas essa cifra poderá aumentar para 3,5 milhões até final do ano em curso.

Por outro lado, 4,6 milhões de etíopes precisam de uma ajuda alimentar de urgência, devido à seca que grassa àquele país em alta escala.

No Quénia, país que acaba de sair de uma grave crise pós-eleitoral, 1,2 milhões de pessoas necessitam de ajuda alimentar, devido a inoperância do sector agrícola que foi altamente afectado pela violência. No Uganda, 707 mil pessoas enfretam uma grave crise alimentar na região árida e marginalizada de Karamoja (nordeste), habitada por pastores, acrescenta a mesma fonte.

Fonte Angola Press