01 julho 2008

Japão: reunião inter-religiosa por ocasião do G8

Participarão representantes das principais religiões mundiais

ROMA, terça-feira, 1º de julho de 2008 (ZENIT.org).- Representantes das principais religiões mundiais se reunirão no Japão para dialogar sobre temas como a pobreza, a mudança climática e a violência, antes da reunião, de 7 a 9 de julho, dos dirigentes do grupo dos 7 países mais industrializados do mundo e a Rússia (G8), em Sapporo, no norte do Japão.

«A mundialização dos mercados exige uma mundialização da responsabilidade», declarou o principal bispo protestante da Alemanha, Wolfgang Huber, em um comunicado citado por Ecumenical News International. O bispo Huber acolheu uma reunião similar em Colônia, em 2007, antes da reunião do G8, organizada nesse ano no norte da Alemanha.

A Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) anunciou que foram convidados à reunião inter-religiosa, de 2 a 3 de julho, 50 representantes das tradições anglicana, luterana, reformada e católica, assim como representantes do islamismo, judaísmo, budismo, hinduísmo, xintoísmo e religiões autóctones.

Estes responsáveis religiosos procedem dos países do G8 – Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia –, assim como do Oriente Médio, África e Ásia.

Com antecipação, os bispos católicos dos países do G8 lançaram um chamado aos dirigentes desses países para que reafirmem os compromissos feitos para os países em via de desenvolvimento (ver: http://www.zenit.org/article-18830?l=portuguese).

Um documento, que está previsto que seja adotado durante a reunião religiosa de Sapporo, será apresentado ao governo japonês e aos dirigentes dos países do G8.

Fonte Zenit.org

Nota: Leia a postagem Líderes do G8 São Pressionados. Agora a pressão não vem somente da Igreja Católica, ela está vindo de todas as religiões, elas estão unidas com propósito de combater o aquecimento global, pois diante de tantos desastres as religiões são ferramentas fundamentais para convencer o mundo, onde a esmagadora maioria é religiosa, a tomar uma providência. Temo que esta providência tenha efeito contra a Lei de Deus. Oremos e preparemos nossas vidas, pois o fim está mais próximo agora do que jamais esteve.