23 julho 2008

Furacão Dolly sobe à categoria dois antes de atingir Texas

O furacão Dolly ganhou força nesta quarta-feira e atingiu a categoria dois, com ventos de até 160 km/h, antes de atingir terra na fronteira entre o Texas (EUA) e o México, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos EUA.

A escala Saffir-Simpson de intensidade tem como categoria máxima o nível cinco e os furacões são considerados perigosos quando chegam à categoria três. No entanto, Dolly, que se alimenta das águas quentes do golfo do México, pode destruir estruturas mais antigas ou mal construídas, além de casas móveis.

Os meteorologistas do NHC, com sede em Miami, afirmaram em seu boletim das 12h (em Brasília) que "o olho de Dolly estará cruzando perto do litoral, na fronteira entre Texas e México, em poucas horas".

O centro de Dolly estava localizado a essa hora perto da latitude 26 graus norte e da longitude 97 graus oeste, cerca de 50 quilômetros de Brownsville (Texas).

Ventos

Os ventos e as chuvas que passaram um pouco ao norte da fronteira entre México e EUA, deixaram mais de 27 mil pessoas sem energia elétrica no sul do Texas. Segundo a agência Reuters, o número de pessoas atingidas deve aumentar hoje, quando o furacão avançar sobre o continente.

O aviso de furacão já foi divulgado para os moradores da área.

Dolly se desloca em direção ao noroeste a uma velocidade de 11 km/h e está previsto que mantenha uma trajetória oeste-noroeste, com uma ligeira diminuição de sua velocidade, segundo especialistas.

O NHC ressaltou a importância de que os habitantes das regiões ameaçadas por Dolly estejam preparados para se proteger e acrescentou que o furacão deve causar até 380 milímetros de chuvas no sul do Texas e nordeste do México.

Texas

O governador Rick Perry, do Texas, colocou 1.200 guardas em alerta e declarou desastre em 14 condados vizinhos. Autoridades do Estado divulgaram que os moradores da região não precisarão deixar suas casas até que o furacão chegue à categoria 3, com ventos de 178 km por hora.
De qualquer maneira, o governo disponibilizou 250 ônibus da cidade continental de Santo Antônio para retirar os moradores das áreas de risco quando for necessário. Autoridades temem que as barragens do rio Grande transbordem.

Meteorologistas citados pela Reuters afirmaram que não deve haver impactos sobre a grande refinaria norte americana de petróleo localizada no golfo do México.

Durante a presente temporada atlântica, que começou em 1º de junho e terminará em 30 de novembro, se formaram quatro tempestades tropicais: Arthur, Cristóbal, Dolly e Bertha, sendo que as duas últimas se transformaram em furacões.

Segundo os meteorologistas, a temporada será "ligeiramente mais ativa" que o normal, com formação de entre seis e nove furacões e de 12 a 16 tempestades tropicais.

Após a destruição causada pela passagem do Katrina em 2005, apenas o furacão Humberto atingiu a costa dos EUA, em outubro de 2007.

Fonte Folha Online