28 julho 2008

Diante de "ameaças globais", Obama pede união entre EUA e Europa

Berlim, 24 jul (EFE).- O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, pediu hoje, em Berlim, uma maior unidade entre Estados Unidos e Europa para fazer frente às "ameaças globais", como o terrorismo e a mudança climática, e lembrou que "nenhum país, por mais poderoso que seja, pode vencê-las sozinho".

"O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes", disse Obama para mais de 100 mil pessoas que, na Coluna da Vitória, presenciaram o único discurso previsto do democrata na viagem européia iniciada em Berlim.

Após saudar repetidamente os berlinenses, a chanceler Angela Merkel e os demais políticos alemãs com quem se reuniu, Obama lembrou que Berlim representa "o sonho (...) da liberdade", em alusão aos tempos em que um muro dividia a cidade.

O democrata americano lembrou que, em um passado não tão distante, houve "diferenças entre EUA e Europa" - em alusão à Guerra do Iraque - e prometeu que "um novo Governo dos EUA" fará o possível para qie isso não se intensifique.

"Vamos reorganizar o mundo", disse em discurso de cerca de 25 minutos.

Obama se reuniu previamente com a chanceler Angela Merkel, e com o ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, com quem abordou a situação nos focos de conflito internacionais.

Segundo fontes governamentais, Obama e Merkel analisaram a disputa nuclear com o Irã, a situação do Afeganistão e Paquistão e o processo de paz no Oriente Médio, em um diálogo qualificado de "aberto".

A estadia de Obama em Berlim deu trabalho à Polícia, pois apesar do senador americano não ter oficialmente o status de chefe de Estado ou Governo, o dispositivo de segurança é similar.
Os arredores da Coluna da Vitória foram isolados, e todas as ruas adjacentes ao monumento foram bloqueadas e, para chegar ao espaço reservado ao público, era preciso passar por uma revista rigorosa. EFE

Fonte Portal G1

Nota: Sei que a profecia diz que a Lei dominical virá de um republicano, porém venha que vier como novo presidente dos EUA o recado é o mesmo: "Reorganizar o Mundo". Quem sabe Bush antes de sair não deixe tudo como a profecia ensina e o seu sucessor continua? Obama até parece BXVI em seus discursos: "O único caminho é a unidade, derrubar barreiras e muros e construir em seu lugar pontes".