16 junho 2008

Vaticano "preocupado" com má interpretação da Bíblia

Cidade do Vaticano, 12 jun (EFE).- Os bispos da Igreja Católica estão preocupados com o desconhecimento da Bíblia entre os fiéis e lançam advertências sobre o perigo de interpretações "fundamentalistas" ou equivocadas do Antigo e do Novo Testamento....Por isto, no Instrumentum Laboris os bispos advertem sobre "a necessidade urgente de superar a indiferença, a ignorância e a confusão sobre as verdades da fé sobre a Palavra de Deus".

Os bispos pedem "coragem e criatividade" para renovar o ensino da Bíblia, que leve em conta "o tempo presente, as diferentes culturas e os contextos de vida atuais".

Além disso, dizem que é necessário relançar a leitura da Bíblia, "considerada em sua totalidade", em diferentes ambientes, mas "privilegiando as celebrações litúrgicas e principalmente a missa dominical".
...

Outro dos assuntos que será tratado na assembléia dos bispos será "o risco" das "más e arbitrárias" interpretações do texto.

...
Fonte - Último Segundo
...

O texto, intitulado "A palavra de Deus na vida e na missão da Igreja", deve servir como guia para discussões de temas que causam muitas preocupações ao Vaticano, como a inúmeras seitas que, segundo o documento, "se servem da Bíblia para alcançar objetivos desviados com métodos estranhos à Igreja".


Fonte - AFP

Nota DDP:Em primeiro lugar, causa espécie uma instituição que durante tanto tempo sonegou a Bíblia aos "leigos", pretender agora incentivar que estas mesmas pessoas a estudem, como se de um momento para o outro aqueles que era "incapazes" de entender a Palavra de Deus, tivessem "adquirido" tal capacidade.

Por outro lado, é absolutamente claro que está se pretendendo assinalar mais um rótulo para aqueles que não seguem os ditames da ICAR: "Seitas fundamentalistas". Serão assim considerados os seus "ensinamentos", especialmente nas missas dominicais, como acima...