10 junho 2008

Papa retribuirá a Bush acolhida que teve nos EUA

CIDADE DO VATICANO, segunda-feira, 9 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI acolherá em 13 de junho o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, com um protocolo inédito, particularmente familiar, para corresponder à cordialidade com a qual foi acolhido em sua recente viagem aos Estados Unidos.

O novo protocolo, preparado pela prefeitura da Casa Pontifícia, prevê a acolhida do presidente pelo Papa, às 11h da manhã, na entrada da Torre de São João, nos jardins vaticanos, em vez de esperá-lo no apartamento pontifício, informa nesta terça-feira o jornal vaticano, «L’Osservatore Romano».

Bush havia quebrado o protocolo em 15 de abril, ao ir pessoalmente à base aérea de Andrews para dar as boas-vindas ao Santo Padre. Nunca antes o havia feito com um chefe de Estado. No dia seguinte, ofereceu-lhe uma festa de aniversário na Casa Branca.

O presidente estará acompanhado por sua esposa, a Sra. Laura, e pela embaixadora do país ante a Santa Sé, Mary Ann Glendon.

A seguir, o Papa e o presidente subirão ao apartamento papal para ter um encontro privado, enquanto a Sra. Laura e a embaixadora Glendon falarão com o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado.

Ao final, Bento XVI e o presidente americano darão um passeio pelos jardins vaticanos, até chegar à imagem de Nossa Senhora da Guarda, onde os esperará o coro da Capela Sistina para dedicar-lhes algumas canções.Será a segunda visita de George W. Bush a Bento XVI no Vaticano. O Papa o havia recebido em audiência em 9 de junho de 2007.

Fonte ZENIT