05 junho 2008

OCDE avisa que crise nas economias desenvolvidas vai agravar-se em 2009

“Diversos trimestres de fraco crescimento esperam pela maioria das economias da OCDE”.
Eva Gaspar

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) voltou hoje a rever em baixa as suas previsões de crescimento para as principais economias mundiais, antecipando que a crise financeira, aliada à lata de preços do petróleo e dos bens alimentares de base, venha a fazer especialmente “estragos” em 2009.

“Diversos trimestres de fraco crescimento esperam pela maioria das economias da OCDE”, avisa a organização que antecipa agora que a Zona Euro cresça apenas 1,7% neste ano (menos que os 1,8% previstos em Dezembro), com a actividade económica a perder de novo velocidade em 2009, registando uma expansão de 1,4%. O mesmo sucederá nos Estados Unidos que, ainda que devam escapar a uma recessão, têm pela frente dois anos de crescimentos quase residuais: 1,2% e 1,1%.

Não obstante a fragilidade das economias desenvolvidas, a inflação vai acelerar neste ano para 3,4% na Zona Euro e 3,2% nos Estados Unidos, o que leva a OCDE aconselhar a políticas monetárias “ancoradas na estabilidade dos preços”, desaconselhando, portanto, descidas nas taxas de juro.