05 junho 2008

Nasa manipulou informes sobre aquecimento global

O departamento de Controle e Ética da Agência Espacial norte-americana (Nasa) admitiu que o setor de imprensa manipulou diversos estudos de seus próprios cientistas referentes ao aquecimento global. De acordo com um comunicado divulgado, "desde o outono de 2004 até o início de 2006, a agência administrou o assunto de forma reducionista, distorcida e equivocada para o público em geral". O sub-inspetor geral de investigações da Nasa, Kevin H. Winters, classificou as ações dos porta-vozes da agência de "interferência política inapropriada".

O responsável pelas denúncias foi Fue James Hansen, especialista em mudanças climáticas e diretor do Instituto Godard de Estudos Espaciais de Nova York. Há dois anos, Hansen alerta sobre a cultura de "mudismo" que existia na Nasa a respeito desse problema.

"Nunca, em três décadas de trabalho para o governo, vi tantas restrições no que diz respeito à capacidade de comunicação dos cientistas com a população", afirmou Hansen.

Até pouco tempo, o presidente norte-americano, George W. Bush disse que duvidava dos efeitos humanos nas mudanças climáticas. No entanto, o informe elimina qualquer suspeita sobre Bush e conclui que nenhum responsável da Nasa, ou do Governo, impôs suas idéias ou exigiu que a importância fosse minimizada.

Fonte SRZD