02 junho 2008

Lutar contra fome respeitando criação é um dever, adverte Papa

CIDADE DO VATICANO, domingo, 1º de junho de 2008 (ZENIT.org).- É um dever ético lutar contra a fome, especialmente entre as crianças, respeitando a criação, assegurou Bento XVI ao expor os desafios mais urgentes que a Guatemala enfrenta.
...

Segundo o bispo de Roma, «o objetivo de erradicar a fome e, ao mesmo tempo, contar com uma alimentação saudável e suficiente, requer também métodos e ações específicas que permitam uma exploração dos recursos que respeite o patrimônio da criação».

Trabalhar nessa direção, indicou, «é uma prioridade que exige não somente beneficiar-se dos resultados da ciência, da pesquisa e das tecnologias, mas levar também em consideração os ciclos e o ritmo da natureza, conhecidos pelas pessoas de zonas rurais, assim como proteger os usos tradicionais das comunidades indígenas, deixando de lado razões egoístas e exclusivamente econômicas».
...

Fonte - Zenit

Nota DDP:Invocar-se o respeito à criação, como já vinha sendo realizado, recebe agora um novo ingrediente: considerarem-se os "ciclos e ritmos da natureza". Neste sentido declarações anteriores do papa: "o sentido ecológico do domingo".