02 junho 2008

Em 20 anos, 60% da água do mundo serão impróprias

Cerca de 60% da água do planeta estará sem condições para consumo dentro de 20 anos. Esse quadro faz o importante recurso se tornar mais valioso que o petróleo em diferentes regiões mundiais.

A informação, divulgada pela ONU, demonstra a necessidade de ação imediata. Até sábado, quando se comemora o Dia Mundial da Água, o BOM DIA vai apresentar série de reportagens sobre a situação deste recurso e as propostas para sua proteção.


Segundo a ONU a solução está aumento de investimentos em tratamentos adequados e de tecnologias, associado ao trabalho de conscientização.


Hoje, pelo menos 11 países da África e nove do Oriente Médio já sobrevivem quase sem água. No Brasil, a situação de seca que antes atingia só o Nordeste já é percebida em São Paulo, onde há grande concentração humana.


Segundo o diretor da Universidade da Água, Gilmar Altamirano, o início da cobrança pelo fornecimento do recurso comprova a situação de alerta. “A água será o novo ouro. Antes pagávamos apenas pelo serviço de saneamento, agora já pagamos para ter direito a ela”, disse ao BOM DIA....


Fonte - Universidade da Água