18 junho 2008

É 'crítico' para as nações reafirmarem a liberdade religiosa, declara legislador dos EUA em evento anual de liberdade religiosa.

Os padrões internacionais de liberdade religiosa devem ser reforçados, declarou um legislador do congresso dos EUA ontem num discurso que assinalou 10 anos desde que os Estados Unidos aprovaram a Lei de Liberdade Religiosa, reconhecendo a importância da liberdade de crença na política externa.

"É crítico que outras nações se unam a nós em reafirmar esse direito humano fundamental e se empenhem pela liberdade de todas as pessoas em escolher suas crenças religiosas", disse Trent Franks, representante do Congresso dos EUA do Estado do Arizona e co-diretor da Subcomissão Congregacional de Liberdade Religiosa.


Falando a proponentes de liberdade religiosa em Washington, D.C. em 12 de junho, Franks falou a funcionários do Congresso, embaixadores estrangeiros e membros da Associação Norte-Americana de Liberdade Religiosa qualificando o seu trabalho de "absolutamente crítico" numa época em que mais da metade da população mundial vive em países sem "verdadeira liberdade religiosa".


"Estou convencido de que temos de proteger a liberdade religiosa aqui em casa de modo a que possamos projetá-la pelo planeta", disse Franks. Suas declarações faziam parte do discurso principal durante a 6a. Ceia Anual de Liberdade Religiosa, mantida este ano no Salão Presidencial de Bailes do Hotel Capital Hilton, a poucos blocos da Casa Branca.


O evento é mantido pela Associação Internacional de Liberdade Religiosa, Associação Norte-Americana de Liberdade Religiosa e revista "Liberty" -- três organizações dedicadas à liberdade religiosa fundadas pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os participantes se reuniram com 77 membros do congresso ou funcionários de tal casa legislativa no edifício do Congresso durante o dia para buscar influenciar a aprovação de uma lei de liberdade religiosa no local de trabalho, que foi introduzida em 1996 pelo Senador John Kerry, o orador principal do evento do ano passado. Entre oradores principais no evento de épocas anteriores contam-se os senadores John McCain e Hillary Clinton.