11 junho 2008

Ano Paulino: revitalizar a fé e buscar unidade dos cristãos

Destaca o arcebispo emérito de Uberaba (Brasil)
Por Alexandre Ribeiro

UBERABA, terça-feira, 10 de junho de 2008 (ZENIT.org).- Um arcebispo brasileiro considera que o Ano Paulino é oportunidade não só de aprofundar no legado do apóstolo Paulo, mas também de revitalizar a fé e buscar a unidade dos cristãos.

Dom Benedicto de Ulhoa Vieira, arcebispo emérito de Uberaba (Minas Gerais), afirma que «a finalidade deste ano jubilar é um insistente convite para descobrirmos a gigantesca e singular figura do Apóstolo São Paulo e nos aprofundarmos na riqueza dos seus ensinos».

Mas, para além disso, considera o arcebispo em mensagem difundida essa segunda-feira pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), «esta convocação visa revitalizar nossa fé e encontrar, buscando com todo empenho, a desejada unidade dos cristãos».

«É o anseio do nosso Papa. Penso que esta celebração, inspirada por Deus, encontre simpatia por parte dos irmãos separados», acrescenta o arcebispo.

Dom Benedicto recorda que são muitas as sugestões para a celebração do Ano Paulino e que a CNBB prepara roteiros dos estudos para círculos bíblicos das Cartas Paulinas, «sobretudo da 1ª Carta aos Coríntios, em que São Paulo entoa o mais belo hino à caridade, isto é, o amor».

«Na doutrina de São Paulo, nada tem valor sem a caridade: nem os dons dos milagres nem a robustez da fé nem as profecias nem os outros carismas portentosos que sejam», afirma.

O arcebispo deseja que a celebração do Ano Santo pelo segundo milênio do nascimento de São Paulo «seja ocasião de crescermos no conhecimento da rica doutrina paulina, na fé e na santidade da nossa vida cristã».

O Ano Paulino inicia no próximo dia 28, com a oração das Vésperas por Bento XVI na Basílica de São Paulo Fora dos Muros. O evento estende-se até 29 de junho de 2009.

Fonte Zenit

Nota: É impressionante o caminho seguido pelo vaticano para a tão sonhada união dos cristãos (Ecumenismo), eles estão apelando para o Amor (Caridade) para não colocarmos a "robustez da fé" e "ou outros carimas portentosos que sejam" para impedi a união pelo amor. Isso é bonito, porém a Verdade é mais bonita ainda, por que não nos unirmos em torno da Verdade Bíblica, deixando os dogmas humanos para seguirmos a Inspiração Divina contida na Bíblia. Isso é lindo! Mas infelizmente isso não irá acontecer, está profetizado, e profecia é profecia, não que Deus não desejaria que isso acontecesse, claro que Ele deseja, porém é o desejo humano que O impede. A figura de Paulo utilizada é interessante, pois foi Paulo que pregou para os gentios (nós que fazemos parte da massiva parte dos cristãos), então em torno dos ensinos de Paulo para os cristãos do mundo inteiro é o apelo para a união ecumênica. Tomemos cuidado, pois os ensinos de Paulo foram inpirados por Deus, mas muitos "torcem para sua própria perdição" II Pedro 3:15-16. Eles são inteligentes, mas a verdadeira sabedoria é "temor do Senhor". Provérbios 1:7.