07 maio 2008

A Verdadeira Semente e o Coração Humano

“A semente é a palavra de Deus.” Lucas 8:11

A grande dificuldade de muitos ao estudar a Bíblia é quando se depararam com assuntos que vão contra tudo aquilo que aprenderam durante toda a vida ou contra seus mais profundos desejos.

Isso aconteceu comigo. Quando descobri verdades, até então desconhecidas para mim, me recusei a acreditar, pois havia sido ensinado de forma diferente e esses ensinos estavam arraigados em mim. Relutei para não receber a “Verdadeira Semente” no meu coração, pois já havia crescido em mim outra planta que não era a “Videira Verdadeira”. Como agora arrancar tudo que havia nascido em mim e plantar uma nova “Videira”? Como assumir que tudo que acreditava era uma mentira? Como assumir minha falta de conhecimento diante de tantas provas que iam contra o que conhecia? Como depois de tanto ter ensinado, pregado e até batizado pessoas poderia eu agora assumir minha falta de conhecimento em tudo o que estava sendo a mim ensinado? Procurei encontrar textos, versos, partes na Bíblia que poderiam provar que eu estava certo, porém quanto mais procurava, mas bravo ficava comigo e com minha ignorância diante de tantos assuntos que desconhecia. Não foi fácil para eu aceitar, confesso. Foi uma luta interior intensa, deveria abrir mão de tudo que conhecia até então, abrir mão de meus desejos, de meus prazeres, de meus conceitos equivocados, foi difícil, muito difícil! Sei que também não será fácil para você, mas queria, amado amigo, que você pensasse em alguns pontos comigo antes de começarmos.

A Bíblia é a Palavra de Deus e qualquer doutrina ou ponto de vista deve está baseado exclusivamente na Bíblia, devendo ser provado pelo “está escrito”, caso contrário não deve ser considerado verdade, pois meros questionamentos humanos não prevalecem diante da Bíblia.

Uma questão clara e evidente é que o Novo Testamento foi organizado em meados do século V, todos os livros foram escritos após o ano 40 d.C. levando à clara conclusão que todas as referências quanto à Bíblia no NT feitas por Cristo e pelos Apóstolos tinham eles em mente o Antigo Testamento. Não quero com isso dizer que o NT não é digno de confiança, claro que é, tanto quanto o AT, o que quero que saiba e entenda é que o AT é base de tudo, e quando Cristo disse “Tua Palavra é a Verdade” Jo 17:17 estava Ele se referindo ao AT, pois era o único Testamento que existia na época. O que não podemos fazer é menosprezar o AT e dizer que é ultrapassado, que acabou e ficou para trás. O Apóstolo Paulo em sua segunda carta para Timóteo disse “Toda a Escritura foi inspirada por Deus” II Tm 3:16, e nessa época só existia o AT, então é claro a que testamento estava ele se referindo.

Com respeito ao coração humano, disse Jeremias: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” Mas quanto à “Semente”, que é a Palavra de Deus foi dito “Tua Palavra é a Verdade” João 17:17. Para que possamos aceitar o que Bíblia (A Verdade) nos ensina, precisamos colocar nosso coração cheio de engano e perversidade nas mãos do nosso Criador.

Samuel falando para Saul a respeito de Davi disse: “agora, porém, não subsistirá o teu reino; já tem o Senhor buscado para si um homem segundo o seu coração, e já o tem destinado para ser príncipe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou” I Samuel 13:14. Davi era o homem “segundo o coração de Deus”, escolhido para reinar em Israel após Saul. Que coisa linda! Cabe aqui uma pergunta: o que tinha em Davi que chamava a atenção de Deus? Quando analisamos a história de Davi, encontramos um monte de atrocidades cometidas por ele e pela sua família, adultério, assassinato, guerras e muito sangue, incesto entre seus filhos e assim por diante. Deus jamais tolerava essas coisas. Então o que tinha no coração de Davi que chamava atenção de Deus? I Samuel 16:7 “...porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração”. Eu dirijo uma pergunta para mim e para você, o que Deus vê em meu e no seu coração? Ele vê orgulho, egoísmo, inveja, prepotência ou Ele vê amor a Deus e ao próximo e ódio pelo pecado?

Analisando bem a história de Davi, constatamos que ele cometeu diversos delitos contra Deus, pagou as consequências de seus erros sem reclamar de nada. Salmo 51:3 - “Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim”. Quando cometeu adultério e assassinato e foi repreendido por Natã, a única coisa que Davi disse foi: “Pequei contra o Senhor” - II Samuel 12:13. Amigo, entenda que Deus odiava os pecados de Davi, não os aceitava de forma alguma. O que chamava atenção de Deus em Davi era a disponibilidade de reconhecer seus pecados, reconhecer que estava errado, reconhecer e mudar de atitude, pois não basta apenas reconhecer, o perdão requer arrependimento e o junto ao arrependimento vem a mudança de atitude, isso acontecia com Davi. Mesmo sendo rei, aceitava repreensão de qualquer um que mostrasse para ele que estava errado. É nesse tipo de coração que Deus quer lançar sua Verdadeira Semente.

Enquanto nosso coração estiver cheio de orgulho, jamais poderemos aceitar as Verdades apresentadas na Bíblia, poderemos aprendê-las, entendê-las, mas jamais aceitá-las.

Com Davi não havia isso, ele poderia encontrar desculpas para seus pecados, poderia não aceitar as repreensões, afinal ele era rei, mas não o fazia, aceitava tudo que era mostrado a ele como sendo a Verdade, reconhecia a direção de Deus, estava sempre disposto a mudar sua atitude se fosse para agradar a Deus, por essa razão ele era o “homem cujo coração de Deus”.

Muitos hoje por causa da fama, dinheiro, posição, emprego, medo, vergonha de assumir que estava errado, vergonha da família, dos amigos e por muitos outros motivos, tem encontrado desculpas para não aceitar a Verdade, muitos, até com boas intenções, têm trabalho em algum ministério, têm pregado o evangelho, têm trabalho duro para levar almas aos pés de Cristo, mas existe uma pergunta que soa no ar, será que tem realmente trabalho para Cristo? Mateus 7:22-23 – “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”. Entende amigo? Não podemos achar que milagres e outros sinais são provas de que é Cristo quem está operando. Mateus 24:24. A presença do Espírito Santo na igreja não é manifestada pelos milagres, por gritos ou outros sinais, e sim pela presença da Verdade. João 16:13 – “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade...”. Entende amigo? Não podemos atribuir qualquer milagre ou qualquer outra coisa que possa ser espantoso ou sobrenatural ao Espírito Santo. O Espírito Santo é reconhecido pela presença da Verdade, agora você pode me perguntar: qual verdade? É justamente aí que precisamos do exemplo de Davi, para conhecermos a Verdade precisamos ter um coração como o dele. Pois temos alguns conceitos que temos como sendo verdade, esses conceitos precisam passar pelo crivo das Escrituras, e, às vezes, teremos de abrir mãos deles para agradar a Deus. Sendo assim, precisamos de um coração disposto a obedecer a Deus, mesmo que isso incorra em muitas provações, perseguições, mas se orarmos a Deus e pedirmos um coração puro como Davi pediu (Salmo 51:10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito inabalável) passaremos por tudo isso e seremos vencedores no final da grande luta.

Antes de continuar gostaria de contar para você um pouco da minha História.

Fui Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus por alguns anos. Durante este período, fui feroz combatente de diversas mensagens que eram levadas para mim, mensagens sobre o Sábado, a Lei e muitas outras. Conhecia todos os textos que aparentemente iam contra essas mensagens. Foi quando, como vindo do nada, eu decidi abandonar a Igreja Universal de livre e espontânea vontade, não sei o que deu em mim, simplesmente cansei de tudo, resolvi voltar para a minha cidade natal. Recebi um convite para fazer uma visita em uma conferência bíblica que estava sendo realizada na Igreja Adventista e o interessante é que eu fui. Quando lá cheguei, ouvi a mensagem do evangelista, mas para tudo que ele ensinava eu tinha uma refutação na minha mente, não conseguia aceitar suas mensagens.

Na Igreja Universal, eu expulsava demônios, realizava milagres e digo a você, amigo, que não contratei ninguém para mentir, nunca paguei ninguém para simular uma cura ou se fazer possuído por um espírito demoníaco. Isso realmente acontece na Igreja Universal, não só na Universal, mas nas diversas Igrejas Evangélicas espalhadas pelo mundo. A respeito disso, brevemente postarei um estudo sobre esse assunto. Na Igreja Adventista não vi milagres, não vi, como que dizem os pentecostais, o “Fogo do Espírito Santo”, isso me afastou mais ainda da Igreja Adventista.

Foi quando ganhei um livro chamado O Grande Conflito, quando o li, a Luz da Verdade brilhou na minha vida. Pude ver interpretações de profecias até então desconhecidas para mim, pude reavivar a minha fé na Bíblia e tudo o que nela está escrito, resolvi procurar por alguém que pudessem me dizer quem era o autor deste livro maravilhoso, ganhei outro livro chamado Vida e Ensinos. Quando acabei de ler, estava convicto que esta era a Verdade sobre a Bíblia, mas como agora assumir para minha família e todos quantos me conhecia que todo o tempo que passei na Igreja Universal foi tempo perdido. Foi difícil. Meu “eu” estava me impedindo de aceitar a Verdade. Mas tinha que tomar uma posição.

Fiquei sabendo de um batismo que ocorreria em uma Igreja Adventista numa outra cidade, bem longe de onde eu morava, então resolvi que lá poderia me batizar sem que ninguém soubesse. Então me preparei e fui.

Passou alguns meses até que, movido pelo Espírito Santo, resolvi aceitar minha nova fé. Percebi, então, que Deus havia me guiado desde quando decidi abandonar o ministério da Igreja Universal e até o interior do Maranhão para me mostrar minha verdadeira condição.

Recebi convites da Igreja Universal para voltar, recebi também convites de pastores para fundar outras Igrejas com eles, mas sempre fui guiado por Deus em dizer não a tudo isso. Hoje sou feliz aqui na Igreja Adventista, não sou rico, não tenho grandes bens como poderia ter se tivesse continuado na Igreja Universal, mas sou feliz, tenho o suficiente para viver com minha esposa e filho. Deus nunca deixou que faltasse nada para mim.

Por isso amado amigo, pense bem na sua escolha, embora pareça que está perdendo algo, tenha fé que você ganhou um Bem Muito Mais Precioso.

Hilton Bastos