28 maio 2008

Todo mundo agora resolveu ter audiência com o Papa. A Ferida está curada. Vamos ficar alerta.

Lula vai à Itália e deve ter audiência com papa Bento 16

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai viajar para a Itália na próxima semana, onde deve ter uma audiência com o papa Bento 16.

Segundo a assessoria do Planalto, houve uma sondagem do Vaticano para a audiência entre os dois, mas o encontro ainda não está confirmado.

Lula visitará o país para participar de uma conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), onde serão discutidos temas como clima, meio ambiente e alimentação.

O presidente deve chegar à Itália no dia 31, e o retorno ao Brasil está previsto para o dia 3 de junho.

Fonte: Folha OnLine

PRESIDENTES DO IRÃ E DOS EUA SOLICITAM AUDIÊNCIA COM PAPA

Cidade do Vaticano, 28 mai (RV) - O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, cuja presença é aguardada em Roma no início de junho para a cúpula da FAO sobre emergência alimentar, pediu uma audiência com o papa.

Embora a presença de Ahmadinejad na cúpula ainda não tenha sido confirmada oficialmente, ele teria pedido à diplomacia iraniana que solicitasse para esse período um encontro pessoal com Bento XVI, com quem já se correspondeu no ano de 2006.

Entretanto, a hipótese de um encontro com o premiê italiano, Silvio Berlusconi, foi descartada pelo chanceler Franco Frattini. Questionado sobre um eventual encontro entre Ahmadinejad e Berlusconi às margens da cúpula, o ministro das relações exteriores italiano disse que "as agendas não permitem multiplicar os encontros bilaterais". Em relação ao encontro no Vaticano, muitos dos líderes que estarão presentes em Roma solicitaram audiências com o papa nos dias do evento da FAO, entre 3 e 5 de junho. Já confirmaram presença na cúpula, os chefes de Estado Nicolas Sarkozy (França), José Luis Rodríguez Zapatero (Espanha), Yasuo Fukuda (Japão) e
Hosni Mubarak (Egito). Da América Latina, estão confirmadas as participações dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Argentina, Cristina Kirchner. Não se descarta a participação do venezuelano Hugo Chávez e do boliviano Evo Morales.

Outro presidente que prevê uma visita ao Vaticano é o norte- americano George W. Bush, que realiza uma viagem pela Europa entre 9 e 16 de junho.

A viagem contempla a participação de Bush na cúpula semestral entre União Européia e Estados Unidos, marcada para 10 de junho, na Eslovênia.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino, Bush irá em seguida para Alemanha, Itália, e Grã-Bretanha. As datas das diferentes etapas da viagem ainda não foram divulgadas. (CM/BF)

Fonte: Rádio Vaticano

PRESIDENTE DA UCRÂNIA CONVIDA PAPA A VISITAR O PAÍS

Kiev, 26 mai (RV) - O presidente ucraniano, Viktor Yushchenko, recebeu ontem o secretário de Estado vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, e, por meio dele, entregou um convite a Bento XVI para visitar a Ucrânia."A Ucrânia aprecia muito a intensa atividade do papa na defesa dos valores universais e da paz no mundo", declarou Yushchenko durante a reunião. Por sua vez, o Cardeal Bertone entregou ao líder ucraniano um convite do Sumo Pontífice para visitar oficialmente o Vaticano.

Yushchenko condecorou o cardeal-secretário de Estado com a ordem ucraniana do "Príncipe Yaroslav, o Sábio", por seus méritos na "difusão dos ideais da paz, da justiça e do humanismo no mundo", segundo o texto do decreto presidencial.

Além disso, Yushchenko pediu ao Cardeal Bertone a colaboração dos Arquivos Secretos Vaticanos na investigação de determinados períodos da história da Ucrânia, e solicitou a criação de um grupo de trabalho científico.Esse trabalho se refere em particular ao período do "Holodomor", a penúria que matou milhões de camponeses ucranianos durante a coletivização forçosa da terra ordenada por Stalin em 1932, que Yushchenko considera como "genocídio".

O secretário de Estado é o primeiro alto funcionário vaticano a realizar uma viagem oficial à Ucrânia depois da histórica visita de João Paulo II em 2001.O purpurado visitou na sexta-feira e no sábado a cidade de L'viv, onde beatificou a monja polonesa Marta Wiecka, falecida na Ucrânia em 1904. (BF)

Fonte: Rádio Vaticano