13 maio 2008

Teologia da Prosperidade

Tem se desenvolvido no meio evangélico a ideia de que “quem é filho de Deus deve ser Rico e Prospero”. Através dessa ideia muitos têm, até de forma exaustiva, buscado as promessas de Deus em sua vida. Não é raro vermos nos programas evangélicos testemunhos de pessoas que ficaram ricas do “dia para noite”. O motivo das bênçãos diz que é a fidelidade nos dízimos e ofertas para determinadas igrejas.

O Grande Problema da humanidade nos dias atuais é justamente a recessão financeira. Cada ano que passa o número de cheques devolvidos, inclusões em SPC e SERASA, número de empresas falidas aumentam assustadoramente, o desemprego, em fim, muitos outros fatores tem contribuído para que pessoas busquem igrejas que prometem bênçãos financeiras.

O Antigo Testamento é o mais usado para mostrar bênçãos financeiras. Usam a riqueza dos reis, a prosperidade de Salomão, as promessas para Israel, porção dobrada do Espírito solicitada de Elias por Elizeu e assim por diante (Digamos de passagem que nada tem haver com prosperidade financeira).

Só são usadas passagens no Novo Testamento, como por exemplo, a da viúva pobre (Marcos 12:39-42) e de Ananias e Safira (Atos 5:1-11).

Precisamos entender este assunto para não sermos enganados. Gostaria de estudar com você a Bíblia para compreendermos o que exatamente a Bíblia ensina sobre a riqueza.

É bem verdade que Israel viveu período de riqueza e prosperidade, mas também é verdade que viveu período de extrema pobreza e escravidão. Nos altos e baixos na história de Israel conseguimos identificar não a forma como ofertavam, mas a obediência às leis de Deus. (Deuteronômio 28:1-14 e 15-68) Estas passagens mostram as bênçãos e maldições que seguiriam Israel se fossem obedientes ou desobedientes às leis de Deus, aos seus mandamentos e seus estatutos.

É verdade também que Deus promete bênçãos e ricas bênçãos aos que são fiéis nos dízimos e ofertas. Mas também é verdade que muitos fiéis foram provados por Deus até na pobreza e miséria. (Livro de Jó).

Davi ao escrever o salmo 23 disse: “preparas uma mesa diante dos meus adversários – v. 5 ”, mas também disse “ainda que eu ande pelo vale da sombra e da morte não temerei mal nenhum – v. 4”.

O fato de pertencermos à Igreja e ser fiel a Deus não significa, necessariamente, que seremos ricos e prósperos sempre.

O Antigo Testamento mostra as riquezas dos reis de Israel, essa riqueza tinha um objetivo que era distribuir de forma igual os bens e alimentos para o povo comum, para que nenhum viesse a sentir fome ou passar por necessidade. Deuteronômio 5:11 “Pois nunca deixará de haver pobres na terra; pelo que eu te ordeno, dizendo: Livremente abrirás a mão para o teu irmão, para o teu necessitado, e para o teu pobre na tua terra”. Esta declaração retrata o cuidado de Deus para com os pobres. Muitos privaram os direitos dos necessitados. Mostra, também, que é dever de quem possui muito, abri mão para os que possuem pouco, esse é o dever de todo rico. Por isso é que Jesus solicitou para o Jovem rico - “Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me”. Mateus 19:21. Quem está pagando a conta são os pobres e não os ricos. Foi invertida a situação. Os ricos eram para pagar as constas dos pobres, mas hoje, é os pobres que pagam as contas dos ricos, e dos pobres também.

“Pois o necessitado não será esquecido para sempre, nem a esperança dos pobres será frustrada perpetuamente” Salmo 9:18.

Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos” Provérbios 31:20.

“Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados” Amós 5:12.

Vemos neste comentário acima que Deus responsabilizou os ricos para cuidar dos pobres, este era o dever de todo rei de Israel.

Para justificar o caso do Jovem Rico, dizem os defensores da Teologia da Prosperidade, que o fato de Jesus solicitar do Jovem Rico que vendesse tudo, era porque seu coração estava no dinheiro, mas que Cristo não pede isso se você não colocar seu coração no tesouro terreno. Isso tem um pouco de verdade, porém não toda a verdade, veja o que o restante do Novo Testamento nos orienta:

“Da multidão dos que criam, era um só o coração e uma só a alma, e ninguém dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos. E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade” Atos 4:33-35

Entendeu amigo? Os apóstolos pediam que as pessoas vendessem os bens e que ofertassem, mas o objetivo das ofertas eram repartir a qualquer um que tivesse necessidade.

Pois digo isto não para que haja alívio para outros e aperto para vós, mas para que haja igualdade, suprindo, neste tempo presente, na vossa abundância a falta dos outros, para que também a abundância deles venha a suprir a vossa falta, e assim haja igualdade; como está escrito: Ao que muito colheu, não sobrou; e ao que pouco colheu, não faltou” II Coríntios 8:13-15.

É bem claro amigo. Não podemos aliviar uns e deixarmos em aperto outros, o objetivo é a igualdade.

Paulo fala para os que querem ficar ricos:

“disputas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro; e, de fato, é grande fonte de lucro a piedade com o contentamento. Porque nada trouxe para este mundo, e nada podemos daqui levar; tendo, porém, alimento e vestuário, estaremos com isso contentes. Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é raiz de todos os males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão. Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. Diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que perante Pôncio Pilatos deu o testemunho da boa confissão, exorto-te a que guardes este mandamento sem mácula e irrepreensível até a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, no tempo próprio, manifestará o bem-aventurado e único soberano, Rei dos reis e Senhor dos senhores; aquele que possui, ele só, a imortalidade, e habita em luz inacessível; a quem nenhum dos homens tem visto nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a sua esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que nos concede abundantemente todas as coisas para delas gozarmos; que pratiquem o bem, que se enriqueçam de boas obras, que sejam liberais e generosos, entesourando para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a verdadeira vida” I Timóteo 6:5-19.

Todos os grifos nos textos Bíblicos foram acrescentados.

A Prosperidade é algo que Deus promete sem dúvida, porém não devemos dá ofertas com o objetivo de convencer a Deus que merecemos alguma coisa e ainda exigir dEle uma providência. Deus irá dá a cada um mediante sua vontade e o que for melhor para nossa salvação. Se Deus achar melhor que você enfrente uma provação para ser purificado mais ainda, aceite de bom grado.

Mas um ponto importante: Muitos de nós gostamos de convidar pessoas importantes à nossa mesa, e, quando chegam, compramos a melhor comida para servir-lhes, isso é quase que regra no meio do povo de Deus. Porém o que Cristo nos aconselha é totalmente diferente: "Mas quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos" Lucas 14:13.

A Riqueza é dom de Deus, use-a para beneficiar aos necessitados. Se você é rico. Amém! Louvado seja Deus por isso. Mas lembre-se, você tem uma responsabilidade em suas mãos. Ajudar os necessitados. O Amor ao dinheiro é a raiz do problema, não o dinheiro.

Lembre-se disto.

Resta Uma Esperança