07 maio 2008

Por que decidi nada saber entre vós

“Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado” (1Co 2:2).

Converti-me na Igreja Adventista do Sétimo Dia no dia 20 de maio de 1996. Durante alguns anos dediquei tempo para conhecer as Escrituras, fortalecer a fé, me preparando para defender as doutrinas a todo custo. Pensava que dessa forma teria eu uma vida de intimidade com Deus.

Cria categoricamente que era convertido a Cristo.

Um dia Deus vendo minha pequenez teve compaixão de mim, pois Ele me olhava empurrando minha vida para um lado e para outro, tentando encontrar a salvação nas doutrinas que conhecia e quanto mais eu tentava menos eu conseguia, me via em pecados secretos, em pensamentos acalentados, vivia um cristianismo como Paulo disse “tendo aparência de piedade, mas negando, entretanto, o poder” II Tm 3:5.

Não conseguia viver mais desta forma, que tipo de cristão era eu? Vivia um cristianismo sem poder.

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” João 5:39.

Durante anos dediquei-ma a estudar a Bíblia com pessoas e sempre lia para elas este verso, mas um dia minha atenção foi levada por Deus para o verso 40, onde diz: “Contudo não quereis vir a mim para terdes vida”. Este verso foi qual faca em meu peito. Durante anos havia dedicado tempo para conhecer a Bíblia, seus ensinos, mas não conhecia o Verdadeiro Autor da Bíblia. Conhecia todas as doutrinas, poderia provar para qualquer um que a Verdade que agora conhecia era a Suprema Verdade de Deus, mas não conhecia o Deus possuidor desta Verdade. Descobri então minha miséria, fiz das palavras de Paulo as minhas: “miserável homem que sou”.

Como pude dedicar tanto tempo às doutrinas, à Igreja, e não havia dedicado tempo para o mais importante, Deus.

As nossas doutrinas são extremamente importantes, tenho certeza disso, a Igreja e seus serviços são muito importantes, porém, Deus é superior a todas elas.

Comecei então a dedicar tempo para Deus, não em trabalhos na Igreja, ou estudando doutrinas, ou preparando textos para provar a outros sobre a veracidade do que cria, mas tempo para oração, dedicação exclusiva ao conhecimento de Cristo. Pude perceber sua presença ao meu lado, pude ouvir sua suave voz me guiando entre as provações e tentações desta vida. Senti seu amor me envolvendo.

As doutrinas tiveram para mim um novo significado, a lei, o sábado, e todas as outras agora fizeram sentido na minha vida, pois trouxe o autor delas para morar comigo. Ainda tenho muito que aprender, muito que mudar, mas sinto que agora não estou mais lutando sozinho contra meu eu, meus pecados, tenho alguém ao meu lado que me ensina o caminho a seguir, que me corrige quando faço alguma besteira e me leva aos pés da cruz para pedir sua misericórdia e perdão.

Um dia estava eu assistindo uma palestra para jovens em uma igreja na minha cidade, o Palestrante ao terminar procurou-me e perguntou-me o que: Irmão Hilton o que achou da palestra? Respondi, foi boa. Mas se permitir eu dizer algo? Ele respondeu, sim, pode falar. Os nossos jovens sabem de todas as coisas que falastes, a igreja sabe o que deve fazer, ela conhece verdadeiro caminho. Qual membro da igreja não sabe qual roupa vesti? Qual música ouvir? Como namorar de forma aceitável a Deus? Qual comida e bebida que devemos comer e beber? Como devemos guardar o sábado? Quem não sabe que não podemos mentir? Roubar? Matar? Falar mal das pessoas? Quem não sabe que devemos perdoar? Unirmos-nos? Amarmos uns aos outros? Todos sabem destas coisas e mais ainda, mas existe algo que a igreja não sabe. A Igreja não sabe andar com Cristo. Não sabe ouvir sua voz. Por isso fazem coisas erradas.

Temos gastado muito tempo ensinando a igreja o que ela deve fazer, mas a igreja sabe o que fazer, o que a igreja não sabe é como fazer.

Uma vez fiz li uma pergunta em um livro e fiz ela na igreja. Foi a seguinte pergunta: Qual pregador, cantor ou qualquer pessoa que sempre desempenham algo na igreja teria coragem de vir à frente da igreja enquanto seu dia e tudo quanto fez, até os pensamentos fossem passados em um vídeo para todos olharem? Para minha surpresa ninguém tinha essa coragem.

Você entende?

Todos conhecem o dever, mas não sabem cumpri-lo. E me arrisco a dizer que nunca saberão se antes não aprenderem com Cristo. Este aprendizado só poderá vir mediante o andar com Cristo.

Eis o nosso problema!

Gostaria de indicar para todos os leitores deste site os Livros Fuga para Deus e Vida Plena de Poder, estes dois livros darão ensinamentos como andar na prática com Cristo.