23 maio 2008

ENCONTRO ECUMÊNICO EM SEUL DISCUTE "ECO-ESPIRITUALIDADE"

Seul, 23 mai (RV) - Especialistas católicos, ortodoxos e protestantes coreanos participaram do debate, realizado nos dias passados na catedral de Myeongdong, em Seul, sobre o tema "Diversidade de 'eco-espiritualidade' no cristianismo".

Segundo o jornal vaticano "L'Osservatore Romano", durante o encontro destacou-se que a promoção de uma eco-espiritualidade na Coréia exige esforços de inculturação que incluam antigas tradições religiosas e culturais coreanas.

O bispo auxiliar de Kwangju, Dom Hyginus Kim Hee-joong, afirmou que a degradação ambiental aumentou. Segundo ele, as pessoas sentem instintivamente que o ciclone em Mianmar e o terremoto na China estão, de alguma maneira, relacionados com a crise ambiental.

Para o prelado, os problemas começaram quando as pessoas abandonaram um estilo de vida em harmonia com a natureza e escolheram "comodidades egoísticas e uma competição infinita".

Já o Padre Frances Lee Dong-hun indicou como modelos de "eco-espiritualidade" exemplos da tradição benedetina e franciscana. Por fim, a Ir. Theoxeni, da Igreja Ortodoxa, disse que a teologia e a tradição eclesial consideram a poluição ambiental não somente como destruição da natureza, mas também como rejeição do homem à santificação do mundo. (BF)

Fonte: Rádio Vaticano

Nota: Tudo está se encaminhando, como previsto, para o cerco final. Preparemos nossas vidas! Já!