21 maio 2008

"Diálogo inter-religioso não é opcional"

Doha, 19 mai (RV) - Realizou-se em Doha, em Catar, nos dias 13 e 14 de maio, a VI edição da Conferência sobre diálogo inter-religioso. O tema desta edição foi "Os valores religiosos: perspectivas sobre a paz e o respeito à vida".

Estava presente no encontro o presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, Cardeal Jean-Louis Tauran. No discurso pronunciado na abertura do evento, o cardeal recordou que "o diálogo é um serviço necessário à humanidade: não se trata mais de uma escolha. Se bem feito, com amor e verdade, é sinônimo de compreensão recíproca, respeito, paz e harmonia entre os vários componentes de uma sociedade, sejam eles étnicos, religiosos, culturais ou políticos".

O purpurado recordou a insistência de Bento XVI sobre a importância do confronto entre as diversas confissões religiosas desde sua eleição a Sucessor de Pedro, quando logo reiterou a intenção da Igreja de "continuar a construir pontes de amizade" por meio de um "diálogo autêntico e sincero".

Esta é a estrada a seguir, recordou o Cardeal Tauran, que afirmou: "Nós, seguidores das três maiores religiões monoteístas, compartilhamos valores religiosos que nos fazem sentir mais próximos uns dos outros graças à fé comum em Deus Criador".

Entre esses valores comuns, o cardeal citou a oração, o jejum, as esmolas, a compaixão pelos mais fracos, os doentes e os pobres, o respeito pelos pais, a solidariedade na família e na comunidade religiosa. "Também o caráter sagrado da vida humana, apesar de algumas diferenças, é um valor comum", disse.

O purpurado citou João Paulo II, que dizia que os que crêem na Tora, na Bíblia e do Corão mostram lealdade à humanidade. E convidou a educar os jovens "à paz e ao respeito recíproco", porque se "as religiões não fazem a guerra, infelizmente, como a História nos ensina, seus seguidores, sim". "Enquanto responsáveis religiosos, devemos promover uma saudável pedagogia de paz", concluiu. (BF)

Fonte - Radio Vaticano