26 maio 2008

Como foi nos dias de Noé

“E, como foi nos dias de Noé, assim será, também, a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. E não o perceberam, até que veio o dilúvio e os levou a todos, assim será, também, a vinda do Filho do homem”. Mateus 24:37-39.

Podemos tirar algumas lições dessas palavras de Cristo à geração a qual, Ele próprio afirmou que “...não passaria sem que tudo isso aconteça” Mateus 24:34. Essa geração é justamente a que estamos vivenciando.

Lucas relatou as palavras de Cristo no capítulo 21, onde trata do mesmo assunto de Mateus 24, vejamos o texto: “Acautelai-vos por vós mesmos, para que não aconteça que vossos corações de sobrecarreguem com as conseqüências da orgia, da embriaguez e dos cuidados da vida, e aquele dia vos pegue de surpresa, como uma armadilha.” Verso 34. (grifos acrescentados)

Conseqüência da orgia e da embriaguez


Orgias eram festas idólatras onde aconteciam todo tipo de imoralidade, comiam de tudo e bebiam de tudo, levando os homens e mulheres a uma total embriaguez, fato que acontecia constantemente antes do dilúvio.


A imoralidade está nas músicas seculares, nas propagandas, nos programas humorísticos, em tudo neste mundo, levando homens e mulheres a serem imorais, sensuais, violentos, preconceituosos, etc. Satanás investiu muito em tudo isso. Piadas de duplo sentido são pronunciadas até por pessoas que se dizem seguidoras de Cristo. Nos ajuntamentos religiosos pode faltar de tudo, menos comida e bebida. (Carne, Frango, Maionese, Catchup, Refrigerante, tem até aqueles que se arriscam a beber uma cerveja “sem álcool”). Existem roupas sensuais que a moda tem lançado que, infelizmente, tem atraído a atenção das filhas de Deus. Tudo isso são consequências da orgia.

Não existe pecado no consumo de carnes, frangos e peixes limpos (Levítico 11) o problema é a importância que se dá a essas coisas. É-nos aconselhado que devemos fazer uma reforma de saúde para desentorpecer a mente, pois precisamos de nossa mente limpa e preparada para ouvir a voz de Deus. A má alimentação tem efeitos significativos no cérebro, isso é um fato comprovado cientificamente. O que comemos e bebemos tem efeito até nos hormônios que estimulam o desejo sexual, levando homens e mulheres a cometerem pecados terríveis. Veja que Cristo coloca em ordem: “comiam, bebiam, casavam e dava-se em casamento”. Os efeitos da comida e bebida causariam desentendimentos familiares, levando muitos à separação.

Foi pelo apetite que Satanás levou Eva e Adão a pecar, levando-os a comer o fruto proibido. A primeira tentação de Cristo no deserto foi também no apetite - “manda que estas pedras se transformem em pães” Mateus 4:3. Satanás sabe que se vencer os homens e mulheres no apetite, os vencerá em todas as outras tentações. Eis a grande importância de glorificarmos a Deus até no que comemos e bebemos. I Coríntios 10:31.

Devemos fazer uma reforma de saúde, isso é evidente, mas devemos ter em mente que a ingestão de carne de animais limpos permitida em Levítico 11 não é pecado, o fato de termos de deixar de comê-las nos últimos dias é para estarmos com a mente limpa para tomarmos, sem vacilar, a decisão de estar ao lado de Cristo. Precisamos vencer o nosso apetite, se você vencer o seu apetite pode ter certeza que vencerá o resto. Mas uma coisa é certa, você só vencerá se nunca perder o senso da presença de Deus.

Outro dia eu sair de casa atrasado e não deu tempo para tomar o desjejum, cheguei ao trabalho e assim que tive um tempo livre fui à lanchonete mais próxima, quando lá cheguei meus olhos foram direto para os refrigerantes, logo veio aquela velha desculpa: “é só hoje, não tem problema, Deus irá entender”. Você sabe de quem é essa voz, não sabe? Pois é, Satanás estava querendo me levar a tomar o refrigerante, ele estava usando meu apetite para me derrotar, assim ele teria o controle sobre a minha vida, mas graças ao meu Grande Deus eu não saio de casa sem pedir a Sua companhia para vencer as tentações e esse senso de Sua presença me acompanha em todos os momentos, posso até sair de casa sem tomar o desjejum, mas não saio sem comer o Pão do Céu. Então senti Cristo falando ao meu coração e me chamando para uma conversa. Lá estava eu diante do congelador com todas as opções, então tivemos a seguinte conversa: “Você está com vontade de beber o refrigerante?” – Ele perguntou. “Sim” – eu respondi. “Você sabe que estou do seu lado e posso vencer por você. Você quer que eu vença?” - Ele disse. Eu naquele instante pedi para Cristo vencer por mim e Ele o fez. Solicitei ao garçom um suco de maracujá e eu sair vitorioso, pois deixei Cristo vencer por mim.

Se desenvolvermos o senso da presença de Deus ao nosso lado, pode ter certeza que Ele nos ajudará a vencer. Cristo disse: “... e eis que estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” Mateus 28:20. Se Ele disse, Ele cumprirá.

Os cuidados da vida

As palavras de Cristo com respeito aos dias de Noé também nos alerta para os eventos que estão acontecendo na natureza. Ao lermos Gênesis 7:9, podemos perceber algo muito importante - “entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé”. (grifo acrescentado)

Veja que os animais entraram “para Noé”, o texto sugere que os animais entraram sozinhos, guiados por seres invisíveis - os próprios anjos. Imagine esta cena: Você sentado à sua porta e os animais passando de dois em dois, macho e fêmea, seus olhos os acompanham e veem eles calmamente, sem stress, entrando na Arca, sem ninguém os conduzir. O que você faria vendo os animais obedecendo a voz de Deus? Estava Cristo utilizando a natureza para dá o último sinal para aquelas pessoas, mas foi em vão, continuaram vivendo suas vidas, como se nada estivesse acontecendo.

Você percebe? Muitos assim se encontram. A natureza está avisando que o fim está chegando, muitos até chegam a dizer: “O fim está próximo”. Porém a vida continua do mesmo jeito. Comendo, bebendo, casando e dando-se em casamento. Não estou dizendo que você não deve comer e nem beber, muito menos dizendo que você não deve se casar. Não! Não estou dizendo isso! Se você está de casamento marcado vá e case com sua(eu) noiva(o) e sejam felizes em nome de Jesus. O que estou querendo que você entenda é que o fim está chegando e não podemos nos preocupar com esta vida, pois nada iremos levar dela, a não ser o nosso caráter. “Nenhuma soldado em serviço se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra” II Timóteo 2:4. Cristo colocou os “cuidados da vida” como sendo um fator que impediria muitos de entrarem no Novo Céu e Nova Terra.

Amigo não podemos deixar com que as preocupações decorrentes desta vida nos tire o tempo de ficar com Deus. Fazer as nossas orações. Estudar Sua Palavra - “buscai primeiramente o Reino de Deus e Sua justiça”. Sinto que muitos de nós nos preocupamos demais com o nosso futuro terreno e dos nossos filhos, nos preocupamos em terminar a faculdade, nos preocupamos em conseguir um casamento, em comprar um carro, uma casa, ter um filho, sei lá, são tantas as coisas que nos roubam atenção das verdadeiras e importantes necessidades da Vida Cristã. “ Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e mais urgente de todas as nossas necessidades. Busca-lo, deve ser nossa primeira ocupação” SC, 53. Esse reavivamento se completará com o derramamento da chuva serôdia, devemos buscá-lo, essa deve ser a nossa primeira e maior necessidade.

Quero lhe convidar hoje, meu irmão, a meditar um pouco em suas prioridades. Qual tem sido elas? Será que você tem se preocupado em andar com Cristo, ou suas preocupações têm tomado tanto tempo que andar com Cristo e ter tempo para Ele ficou em segundo plano. Devemos ter cuidado até com o tempo gasto em trabalhos na igreja, conheço muitos líderes de igreja que se preocuparam tanto com a igreja e suas atividades que perderam sua família para o mundo. Muitos acreditam que o tempo gasto nas atividades da igreja é tempo gasto com Deus, não é não meu irmão. Tempo gasto com Deus é na oração, na comunhão com Cristo, no estudo de Sua Palavra como um pecador que precisa de arrependimento e perdão.

Agora é a hora de rever suas necessidades, vencer o apetite, vencer o mundo e as consequências da orgia. Está você disposto a isso? Então, entre no seu lugar secreto de oração e busque a Deus agora enquanto resta tempo.

Que Deus nos abençoe!